TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio do curso de pedagogia da unopar Letras

Por:   •  11/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  10.222 Palavras (41 Páginas)  •  1.787 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        10

4        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        13

5        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        18

6        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        47

REFERÊNCIAS        48


INTRODUÇÃO

O Estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno, uma vez que entendemos ser ele a porta de entrada para o primeiro contato efetivo com a prática profissional.

Este é o momento da formação em que o graduando pode vivenciar, mesmo que de forma parcial, a realidade da prática docente, tornando sua formação mais significativa, produzindo discussões, pesquisas, possibilitando uma reflexão crítica, construindo assim um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a importância do educador no processo ensino-aprendizagem.

Considerando o estágio curricular como um facilitador para a articulação entre teoria e prática, reiteremos assim, a intenção do presente trabalho, onde serão apresentadas as atividades do Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Letras da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram constituídas de leituras, pesquisas, entrevistas, análise crítica e observação das aulas práticas de docência, objetivando não apenas o registro das aulas observadas, mas também a reflexão crítica quanto à situação do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Bem como o reconhecimento da organização escolar, o ambiente escolar, o espaço físico, funcionamento, profissionais envolvidos e rotina.

Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História, mas sou sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar. (FREIRE, 2009, p.76-77)


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Em 1962 foi fundada a Escola Unidocente “São João Pequeno”, que recebeu este nome por atender a todas as comunidades do Córrego. A expansão para o ginásio ocorreu no ano de 1974, com 26 alunos. Porém, em 1985, por motivo não relatado foram encerradas as atividades das séries finais desta escola, causando tristeza e revolta da população, que nada pode fazer para mudar esta situação.

Entretanto, a partir de 2007 os educadores das escolas multisseriadas desta região iniciaram uma formação pela Secretaria Municipal de Educação a partir do Projeto CRER – Construindo e reconstruindo a Educação Rural, e tiveram a oportunidade de refletir a realidade da região onde estavam inseridos. A partir destas discussões constataram que a região necessitava de oferecer a formação também para as séries finais a seus estudantes para garantir o direito ao acesso e permanência de todos na escola, já que o número de estudantes que paravam de estudar devido à distância do percurso era suficiente para garantir as turmas.

A EMCOR “São João Pequeno” iniciou seus trabalhos em 07 de fevereiro de 2011, atendendo também os anos finais do Ensino Fundamental com a metodologia da Pedagogia da Alternância.

A escola fica localizada na rua Patrimônio do Moschen, São João Pequeno s/n, Distrito de Itapina, Colatina/ES; CEP: 29714-300.

A instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Colatina, Secretaria Municipal de Educação de Colatina. Ato de criação: decreto nº 3259/57.Autorização: resolução CEE/ES nº41/75.

A lei municipal nº 5.735 de 29 de Junho de 2011altera a denominação da Escola Pluridocente Municipal “São João Pequeno”, neste município e revoga a Lei nº 5.707, de 25 de Março de 2011 e denomina esta instituição escolar de: Escola Municipal Comunitária Rural “São João Pequeno.”

A instituição EMCOR “São João Pequeno” atende 147 estudantes matriculados, oferece ensino para 1º e 2º períodos da educação infantil, séries iniciais e finais do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

A EMCOR São João Pequeno oferece uma educação de qualidade aos estudantes de 12 comunidades da região de São João Pequeno, distrito de Itapina, Colatina – ES, com famílias que possuem como atividade profissional a agricultura familiar, assalariados rurais, meeiros, dentre outras atividades. Uma característica impar desta escola é o forte engajamento de todos os envolvidos no processo formativo dos estudantes, desde os professores, a coordenação, os funcionários e motoristas do transporte escolar. Estes profissionais fazem de suas responsabilidades ponte bem-sucedida para uma ação formativa qualificada para os estudantes.

“O ensino escolar, genericamente, visa a interligação entre transmissão/assimilação do saber formativo. Especificamente, visa tornar acessível ao aluno o conteúdo do saber e de habilidades, por meio de procedimentos didáticos que levem em conta as condições socioculturais dos alunos, o assunto, e os efeitos formativos desses procedimentos”. (LIBÂNIO, 2010, p.123)

As vitórias estão marcadas hoje nesta escola através das grandes conquistas, que na parceria FAMÍLIA, MONITOR, ESTUDANTE realizam através da metodologia aplicada para a valorização da Escola do Campo, na certeza da formação integral destes novos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.2 Kb)   pdf (386.2 Kb)   docx (353 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com