TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  17/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ  

LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA - LICENCIATURA  

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CEL0468  

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR  

  

     

    

  

CAMILLE PROTÁZIO ALMEIDA  

MATRÍCULA: 202104153813  

  

        

    

DIALOGANDO, REFLETINDO E PRODUZINDO CONHECIMENTO REFLEXIVO: AS

PRÁTICAS DE ENSINO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO  

  

     

   

   

  

  

  

  

  

   SÃO LUÍS-MA  

2021  

Sumário 

  1. Objetivo .................................................................................................................. 03  

1.1 Introdução Teórica .................................................................................................... 03  

2. Desenvolvimento ......................................................................................................... 03  

  1. Conclusão  ................................................................................................................ 04  
  2. Referências .................................................................................................................... 05 

  

                     


1. Objetivo  

  

O relatório   tem   como   objetivo   a   constatação   do   importante   papel   que   o docente    exerce na formação do sujeito, através de uma entrevista com um professor, visando esclarecer alguns conceitos em torno do tema e discuti-los no âmbito educacional, refletindo sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos nas aulas de Filosofia da Educação.  

  

1.1 Introdução Teórica  

  

Através de um questionário realizado com Thimoteo de Oliveira Cardoso- Graduado e

Mestre em Ciências Sociais e Doutorando pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), este relatório traz uma reflexão das possíveis construções metodológicas pós a formação teórica e experiência concreta de uma vivência em sala de aula , cujas teorias passam de objetivas para compor um quadro subjetivo de escolhas lógicas de liderança.   

  

  

2. Desenvolvimento  

  

O professor respondeu a algumas perguntas que já visam trazer o conjunto de ideias sobre as aplicações pedagógicas por experiência, tais como:  Qual o papel do docente na formação do sujeito? Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer? Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação? Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?   

As respostas se encontram sob a reflexão já objetivada.   

  

Qual o papel do docente na formação do sujeito?  

  

  • No contexto atual das cidades, o papel que ocupa o docente termina por ser mais amplo. Por mais que seja chamado para ministrar o conteúdo de uma disciplina, o contato com o aluno, a vivência no ambiente escolar, o tempo de duração da troca de experiências faz com que a relação seja mais ampla do que a de um simples transmissor de conteúdo e um receptor. A formação ética, profissional e enquanto cidadão parecem fazer parte do papel do professor, querendo ele ou não. Então ele continua tendo papel de transmissor de conteúdo, mas vai muito além do que isso, mesmo que não perceba.  

  

Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?  

  

  • O docente não pode esquecer que o discente não é vazio, não chega vazio. Ele vem para escola com uma carga de conhecimento, de dores, de experiências que não devem e mesmo, não podem, ser descartadas. Quem pensa em descartar, volta e meia, acaba se deparando com problemas desse descarte. O discente é um ser completo. Não é só discente, ele continua humano, com desejos, sonhos e expectativas que afloram em cada atitude no cotidiano.  

  

Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação?  

  

  • Emile Durkheim, Marx, Althusser, Paulo Freire. Foram os principais nomes que contribuíram para a minha percepção de educação. Porém, meus mestres (professores) também foram bastante importantes para a produção do meu conhecimento sobre educar.  

  

Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?   

  

  • Em sala de aula, eu tento deixar o discente a vontade, ainda que isso não seja fácil. Pois o discente pode ser tímido demais ou pode ser gaiato demais e acabar bagunçando o “ordenamento” livre que existe.  

  

3. Conclusão  

  

A identidade profissional do professor se encontra em constante transformação, pois ser professor e, possuir tal identidade significa fazer parte de uma profissão em constante processo de revisão dos significados sociais. Para Pimenta e Anastasiou:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com