TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Curso: Letras – Inglês

Formação pedagógica

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Revisitando a História da Educação e projetando Perspectivas futuras.

Francielle Vieira Maldonado

Matrícula: 201910014079

Foz do Iguaçu - novembro/2019.

Índice

Objetivo …………………………………………………………………………. 3

Introdução ………………………………………………………………………. 4

Dados da observação …………………………………………………………. 5

Relatório de observação ………………………………………………………. 6

Conclusão ………………………………………………………………………. 7

Bibliografia ……………………………………………………………………… 8

Objetivo

O presente trabalho de prática como componente curricular tem por objetivo reconhecer os aspectos do desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo do ser humano através da observação, relacionando os resultados com as teorias dos processos psicológicos básicos da aprendizagem e do desenvolvimento.  

Introdução

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, bem como a sua relação com o todo. Para isso levamos em consideração os comportamentos observáveis (o andar, o falar, a maneira de agir entre outros) e os não-observáveis que engloba principalmente os pensamentos, as emoções e sentimentos.

A princípio este campo de estudo fundia-se com a filosofia até meados do século XIX.  Platão, Sócrates e Aristóteles que foram os pensadores que deram início ao estudo da psique. Etimologicamente a palavra psicologia define-se por psique (alma) e logos (razão).

Neste trabalho abordamos mais especificamente a psicologia da educação e aprendizagem. A aprendizagem é o processo no qual a criança toma posse de forma ativa de algum conteúdo ou experiência, neste sentido é necessário que haja a interação do indivíduo com o meio e com as demais pessoas com quem ela se relaciona, sejam elas os pais, outros adultos e também crianças mais velhas.

Com a aquisição da linguagem a criança começa construir conceitos sobre o meio e a definir objetos e situações. De forma geral, os grandes facilitadores desta formação são os adultos e as crianças maiores, assim ela segue os exemplos de fala e gestos para mais tarde desenvolvê-lo como uma voz interna que que planeja e organiza as suas ações.

Desta maneira apresento agora um relatório de observação que realizei uma criança de forma crítica, analisando o seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor social e emocional levando em consideração as teorias apresentadas nesta disciplina.

Dados da observação

Sujeito da observação: Anthony Gabriel, 3 meses.

Local da observação: residência da família.

Frequência da observação: 2 dias.

Duração de cada observação: 45 minutos.

Relatório de observação

Chegando à casa da família pude perceber que eram uma muito humildes e com poucos recursos financeiros, mas apesar disso Anthony e sua irmã de 2 anos aparentavam estar bem cuidados.

De acordo com as teorias estudadas pude verificar os seguintes aspectos.

Na questão físico-motora, o bebê ainda não tem a coordenação motora desenvolvida, movimenta-se de forma “desajeitada” e sem controle dos movimentos, porém já consegue afirmar o pescoço e manter-se com as pernas firmes quando o tronco é sustentado. O bebê ainda não tenta agarrar os objetos que são colocados ao seu alcance, apenas observando sem intenção pegar com as mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com