TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha, portanto, descreve-se objetivamente, com alguns detalhes, a obra, sua finalidade e seu método ou estilo

Por:   •  15/11/2017  •  Artigo  •  3.722 Palavras (15 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 15

Resenha

Daiana Campani de Castilhos

A resenha é um gênero textual que tem dois objetivos explícitos: informar o leitor sobre o objeto resenhado e avaliar — elogiar ou criticar — esse objeto, que pode ser um livro, um filme, uma exposição de pinturas, um CD, um DVD, etc[1]. Assim, resenha não é a mesma coisa que resumo. São dois gêneros textuais diferentes, com objetivos, conteúdo e estrutura diferentes, embora possam ser aplicados ao mesmo objeto.

Em uma resenha, portanto, descreve-se objetivamente, com alguns detalhes, a obra, sua finalidade e seu método ou estilo. A partir dessas características, desenvolve-se um juízo crítico de seu conteúdo, da forma como foi organizada, do método, chegando a um conceito que possibilite ao leitor um conhecimento mínimo sobre a obra tratada. Basicamente, conforme Motta-Roth (2001), a análise desse gênero permite que sejam percebidas quatro etapas: apresentar – descrever – avaliar – recomendar a obra. Em geral, essas ações tendem a aparecer nessa ordem, mas podem variar em extensão.

  Em se tratando da resenha de um livro ou texto, é necessário que o resenhista tenha feito uma leitura acurada do livro ou texto em questão e pode se valer, também, de outras leituras que venham a enriquecer sua análise e comentário. É necessário, portanto, que o autor da resenha tenha conhecimento da obra em sua totalidade, saiba definir o que é importante e o que é desnecessário, seja fiel e respeitoso com o autor da obra, mesmo não concordando com a mesma ou fazendo um juízo crítico diferente do ponto de vista do autor da obra resenhada. 

Farina (2001) identifica dois tipos básicos de resenha: a de livros técnicos e/ou teóricos e a de obras literárias e/ou artísticas. Para o autor, as diferenças entre esses dois tipos não são tão substanciais, mas bastante visíveis. Em seu artigo, ele sugere alguns elementos que, preferencialmente, devem aparecer nos dois tipos de resenhas. Vejam-se essas sugestões a seguir.

INDICADORES PARA RESENHAR OBRAS LITERÁRIAS E/OU ARTÍSTICAS[2]

  1. Título: dar um título que pode ser o mesmo da obra lida ou uma criação do resenhador (um título que tenha a ver com a obra resenhada, que seja criativo e original e que sintetize a avaliação da obra ou seu conteúdo).
  2. Transcrição da ficha bibliográfica: dar a referência bibliográfica, disposta como se fosse uma epígrafe, de acordo com as normas da ABNT: autor(es), título, local de edição, editora, data, tradutor, etc.). No caso de filmes, é necessário indicar, no texto, diretor, título, atores principais, duração, país e ano de publicação.
  3. Credenciais do autor: indicar o rápido curriculum vitae do autor (no caso de livro) ou diretor/roteirista (no caso de filme).
  4. Descrição da estrutura da obra: indicar como o livro está organizado (capa, partes com seus respectivos títulos, número de capítulos, formato, páginas, ilustração). No caso de sumário muito extenso, selecionam-se apenas as partes mais significativas.
  5. Conhecimento da obra e suas características/síntese da obra: apresentar um resumo das ideias principais, salientando sua criatividade, seu estilo, suas tendências, seu tom (informal ou formal). Fazer uma síntese do enredo. Em geral, deixa-se em aberto o final, para que o leitor/espectador possa descobri-lo.
  6. Fundamentação temática: destacar a ideia central que perpassa a composição da obra.
  7. Apreciação da obra: emitir o juízo de valor sobre o mérito da obra (conteúdo, forma, originalidade). Apontar aspectos positivos (se for o caso) e negativos, sem querer sobrepor-se ao autor. Trata-se de uma apreciação pessoal que não pode tirar a liberdade de outros leitores opinarem.
  8. Indicação da obra: salientar que a leitura reforçou conhecimentos (ou não). Em caso positivo, mencionar para quem seria indicada, quem se beneficiaria com a leitura do texto.  

INDICADORES PARA RESENHAR OBRAS TÉCNICAS/TEÓRICAS

  1. Título: sendo obra técnica, é preferível dar o título original da obra, mas nada impede uma nova criação.
  2. Transcrição da ficha bibliográfica: assim como para as obras literárias, dar a referência bibliográfica, disposta como se fosse uma epígrafe, de acordo com as normas da ABNT: autor(es), título, local de edição, editora, data, tradutor, etc.
  3. Parágrafo de abertura: embora dispensável, é possível criar um parágrafo de abertura que atraia a atenção do leitor.
  4. Credenciais do autor: fazer um acompanhado bibliográfico do autor. Na condição de cientista ou teórico, essas informações sobre ele despertarão interesse no leitor.
  5. Descrição do livro: apresentar o livro de uma forma geral, destacando quantas partes o compõem, o número de capítulos, as ilustrações, os gráficos. É aconselhável transcrever os títulos dos principais capítulos, pois isso será uma importante orientação para o leitor, que o situará na linha de seus interesses. No caso de sumário muito extenso, selecionam-se apenas as partes mais significativas.
  6. Conhecimento da obra: apresentar o resumo das ideias principais da obra, destacando seu modelo teórico, as teorias que serviram de embasamento, o método utilizado, sua proposta científica ou teórica.
  7. Apreciação da obra: emitir o juízo de valor sobre a obra indicando, cortesmente, aspectos positivos (se for o caso) e negativos, sem querer sobrepor-se ao autor. Este é o momento mais extenso. Vejam-se algumas questões norteadoras que podem auxiliar a apreciação:
  • Qual a hipótese básica do autor e as ideias que o fundamentam?
  • Qual o objetivo para defender essa hipótese e essas ideias?
  • A organização da obra é clara, lógica?
  • Como se situa o autor em relação às correntes científicas, filosóficas?
  • Qual a maior contribuição da obra?
  • Como é seu estilo (simples, conciso, claro, objetivo, coerente)?
  • Sua terminologia e sua conceituação são precisas?
  • Como utilizou a bibliografia?
  • As conclusões são convincentes?
  1. Indicação da obra: salientar a importância da obra (se for o caso) com ideias novas, conhecimentos novos e, por isso, indicá-las a algum público específico ou ao grande público.

Referências

FARINA, Sérgio. Resenha. In.: Entrelinhas. São Leopoldo, Unisinos, n. 3, nov. 2001,p. 65-69.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com