TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Se Enlouquecer Não se Apaixone

Por:   •  4/9/2018  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.488 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

No filme “Se enlouquecer não se apaixone”, o ator principal Craig passa por uma crise existencial, onde existem muitas cobranças de sua família sobre sua carreira, o que lhe causa náuseas e depressão. Ele tenta se suicidar na ponte, mas prefere procurar por ajuda em um hospital psiquiátrico, onde fica internado por cinco dias. Nesses dias, Craig teve a oportunidade de refletir sobre si mesmo, sobre seus gostos, suas prioridades e seu futuro.

No humanismo o objetivo é analisar o que Craig vivenciou, experimentou, e o que faz mudar sua visão da sua realidade. Segundo Castanõn, no enfoque humanista o ser humano aparece como iniciante de uma série de coisas e não como resultado de um monte de coisas. Craig precisava iniciar seu futuro por conta própria e não ser um resultado do que seus pais queriam que fosse, por isso sofreu essa crise existencial. Ainda segundo Castañon, o objetivo da psicologia humanista é uma descrição do que significa estar vivo como ser humano e da variedade de experiências que lhe são possíveis. Craig passou por várias experiências novas no hospital, descobrindo seu gosto por pintar, por música e descobrindo finalmente, que não precisava ser presidente ou tudo aquilo que seus pais esperavam para ser feliz. No final do filme, por exemplo, ele pensa em várias coisas que gostaria de fazer na sua vida por diversão, por prazer e não apenas para ser bem sucedido e manter o estilo de vida.

Carl Rogers fala do conceito self, que é a visão que alguém tem de si própria, baseadas em experiências passadas e expectativas de futuro. (FADIMAN, 1939). O menino Craig em seu self é um estudante da melhor escola, tem pai empresário e uma mãe frágil, uma irmã prodígio e vários amigos que estão nessa mesma escola. O self ideal para Craig é ser o melhor estudante, o mais inteligente, futuramente alguém bem sucedido para manter os padrões da família, ter prêmios curriculares e ser presidente. Isso lhe causa muitas náuseas e ansiedade, fazendo o questionar-se sobre sua vida.

Carl Rogers também fala em seus conceitos sobre o Relacionamento Social, onde a interação com o outro capacita o indivíduo a descobrir, encobrir, experienciar ou encontrar seu self real. Craig, interagindo com os colegas do hospital, sendo eles pessoas diferentes das que convivia no seu dia a dia, percebeu que todos tem problemas e que ali ninguém precisava ser perfeito e que haviam mais pessoas como ele, ou seja, “imperfeitos”. A interação de Craig com os amigos do hospital ajudou ele descobrir quem ele era e quem ele não precisava ser. (FADIMAN, 1939)

A Terapia centrada no cliente de Carl Rogers ajuda o cliente a modificar e amadurecer o conceito que tem de si mesmo, reajustando e reavaliando sua visão de mundo e de si próprio. É o que acontece com Craig, com ajuda do hospital e da terapeuta ele reavalia o que é importante pra ele e sua visão de mundo, onde precisava ser completamente perfeito sempre, mesmo que aquilo não lhe agrade. (FADIMAN, 1939)

Na minha opinião, Craig precisou entender que as pessoas não precisam ser perfeitas para serem especiais, e que pra ele ser feliz não precisava tentar o tempo todo ser o melhor. Ele percebeu que sendo quem ele quer e fazendo coisas que ele gosta ele pode ser muito bem sucedido na sua vida (de modo geral, não só financeiro), não precisando ser presidente. Essa experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com