TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUENCIA DIDATICA

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

PSICOLOGIA DA APREDIZAGEM

DOCENTE: DANIELA MALDONADO

DICENTE: NAIARA ALVES

Introdução a psicologia da educação: Capitulo IV,

 Behaviorismo, Análise do Comportamento e Educação

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Behaviorismo é considerada uma teoria de pensamento da psicologia, com foco principal em estudar o comportamento humano com diversidade de estudos assim também quanto para explica-los. Para tanto o comportamento é a causa dos meios externos em que se encontra o indivíduo. A autora Kester carrara inicia com as percepções de Watson que a partir de um artigo condensava tendencia da época em 1913, propôs em seu artigo a substituição de pensamentos através do comportamento, pois para si a observação é um importante instrumento como atividade humana.  Watson considerado como behaviorista ortodoxo, responsável por excluir conteúdos interno de principal foco da psicologia. O behaviorismo é uma teoria que junta diversos pensamentos contraditórios, com foco principal em comportamento humano, ou seja, pode ser chamado de psicologia da educação. Na visão de historiadores Watson ia em sentido contraditório por isso ele era considerado como ortodoxo, ele removia conteúdos importantes e interno da psicologia, enquanto outros incluim- no na psicologia e consideravam como importante e pertencia aos elementos da natureza humana como consequência de dificuldade os procedimentos de observações e não a considerava como parte de estudos de uma ciência objetiva.

 Por influência do modelo de ciência unificada que foi desejada pelos positivistas do círculo Viena A nova fase do behaviorismo não seguiu em frente tornando como seguimento a proposta de Skinner, que mesmo tendo o conhecimento sobre as dificuldades em fazer os relatos verbais ele defende eventos privados, considerado como behaviorismo radical. O Behaviorismo Radical seria a filosofia por trás da Ciência do Comportamento que ele estava tentando erguer e que deveria no futuro substituir a própria Psicologia.

Baseada na proposta de Skinner os princípios básicos da analise experimental do comportamento houve experimentos para análise de comportamento, entretanto na distinção operante- respondente, que pode se dizer que existe comportamentos que são atribuídos normalmente comparado a uma função do corpo humano é considerado como normal, e no entanto há aquelas que são forçada os chamados estímulos eliciadores que é  comportamento respondente, aquilo que seja involuntário que acontece mediante contingências, para ser mais preciso o uso da frase toda ação tem a sua

Reforçamento e punição como teoria é usado o termo positivo e negativo. O reforço positivo é quando se a uma recompensa por um comportamento que se deseja. Reforço negativo quando algo desagradável ocorre quando o que é desejado. No entanto a punição positiva nos tras uma certa confusão metal, pois é quando algo que é desejado é feito e como punição se recebe mais para que possa ser realizada, já a negativa é quando se é tirado algo desejável devido ao mal comportamento e assim poderá ser servido como lição.

Os tipos de reforçadores podem ser considerados como simples ou generalizados que diante de um ou vários adquire as suas propriedades. Podendo também ser eles naturais ou arbitrário, no ensino aprendizagem o arbitrário pode ser considerado os elogios feito de um professor ao aluno como estimulo, naturais como sentimentos relacionados a realização de algo.  No controle de estímulos a analise de comportamento é indispensável, pois é onde duas dimensões do mesmo continuum são consideradas: generalização e discriminação de estímulo.  A descriminalização é quando há consequências diferentes para o mesmo comportamento, tal como uma mãe que tem dois filhos e ambos fazem um mal comportamento e só um é punido, a generalização é quando respondemos igual dois estímulos diferente que se tem pequenas diferenças a quem, como por exemplo papagaio a gente nunca se sabe qual é o macho e muitos a tratam como minha rosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com