TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação é a base do ser humano

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Islei Olveira Rodrigues

Janeida Dias Amaral

Josué Lima Rodrigues

Maria Iracema Muniz de Souza

Marizete Pinheiro Magalhães Caldeira

O PAPEL DA EDUCAÇÃO

Coração de Jesus / MG

2007

A educação é a base do ser humano, é o que vai lhe moldar o caráter e as

habilidades.

Em uma sociedade cada vez mais competitiva, é primordial que as pessoas estejam preparadas para enfrentar os desafios lançados pelos avanços, tecnológicos, que cada vez mais conferem rapidez ao processo de comunicação, disponibilizando às pessoas uma ampla gama de informações. A era digital proporciona a simultaneidade de informações em termos globais e em tempo real. Hoje o que é lançado em Paris ou em N. York é visto e aceito por todos que usam a internet.

Um indivíduo ou uma nação de ignorantes não tem poder, tornando-se escravos de si mesmos e dos outros, condenados à eterna dependência. Podemos citar como exemplo de independência financeira e intelectual o caso dos E.U.A. Durante a Segunda guerra mundial o país acolheu cientistas e pesquisadores russos e alemães desvalorizados em seus países. Foram investidos milhões em suas pesquisas e atualmente, se quisessem, os norte americanos poderiam viver sem trabalhar colhendo os lucros de patente dos inventos, que são importados para o mundo todo. Como se vê, atualmente a força intelectual tem mais valor que o trabalho físico.

Um país, para desenvolver-se, precisa de cidadãos bem instruídos e politizados, que saibam escolher governantes que coloquem a educação em primeiro plano em sua pauta das realizações. Como? Criando escolas aptas a receber todos os alunos, remunerando bem os profissionais que nelas atuam.

Quanto ao professor, este deve tornar-se um investigador crítico, reflexivo, criativo, articulador e parceiro dos alunos, planejando e executando aulas em que o cotidiano do aluno também faça parte, a fim de prender a atenção dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem.

É preciso ensinar o aluno à "aprender a aprender", a fim de que ele esteja apto a lidar com as inovações da base tecnológica. "Esse aprender a aprender" trata-se do modo de capacitar os alunos a acessar informações, onde buscá-Ias, como filtrá-Ias, transformando-as em produção de conhecimento.

O aluno precisa tornar-se crítico, pesquisados e atuante na busca pelo conhecimento. Uma vez que está ultrapassado o modelo de ensino onde o professor chegava com o conteúdo pronto e acabado, aqueles conhecidos "fichas que serviam para todas as turmas, ano após ano.

Assim como não há mais espaço para o "professor" que pensa que mesmo apresentando as coisas de modo maçante e tradicional trará novidades para alunos que não sabem quase nada, o aluno que não se aplica nos estudos, não procura ir além do que o professor lhe ensina, não terá chances no mercado de trabalho.

O professor da contemporaneidade precisa ser um estrategista da aprendizagem. Alguém que precisa conhecer a psicologia cognitiva de seu tempo (em outros termos: saber como o aluno aprende), a fim de elaborar estratégias de aprendizagem no ambiente do computador, ferramenta cada vez mais presente no ensino moderno.

O desenvolvimento tecnológico da informática e das comunicações em geral, faz desaparecerem as fronteiras geográficas e nacionais, promovendo a globalização. Entretanto, é preciso que as pessoas estejam atentas e aptas a lidar com tantas novidades, a fim de que não se deixem "massificar", ou seja: perder seu senso crítico, seus valores culturais passando a seguir costumes de outros povos, apenas por que está "na moda".  

Cidadãos bem educados e politizados não nesta armadilha.

Por outro lado, é papel da educação buscar harmonizar e integrar os  diferentes grupos, buscando com novos conteúdos minimizar "diferença cultural", marcada pelas relações de poder, que oprimem determinados grupos e indivíduos e que respondem por crescentes ondas de racismo, xenofobia, fundamentalismo e terrorismo.

Portanto neste século que se inicia a educação é o pilar para o desenvolvimento das nações.

Educar em um mundo que se transforma essa é a realidade da educação na contemporaneidade. O mundo transforma – se, a informação chega nos de forma cada vez mais veloz, sem que tenhamos tempo de analisa-la e absorver os novos conhecimentos disponíveis.

Não é diferente o “mundo” que invade a escola e que dela exige posicionamentos, decisões e atitudes e tudo isso é um emaranhado de novas tecnologias, novas configurações familiares e sociais, novas teorias educacionais. O professor em meio a tantas transformações, cobranças e exigência sente – se inseguro e sobrecarregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (445.4 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com