TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gramática é o único instrumento linguístico capaz de ensinar a ler, a escrever e a falar uma língua

Por:   •  12/6/2016  •  Artigo  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Débora Dantas Queiroz

A gramática é o único instrumento linguístico capaz de ensinar a ler, a escrever e a falar uma língua?

É de conhecimento geral que a função da escola para com as crianças é ensinar a leitura e a escrita. Para desenvolver essa função, a escola utiliza a gramática como ponto de partida, sendo ministrada desde as séries iniciais e estendendo-se até o fim do processo escolar, a qual passa a ocupar papel central no processo ensino/aprendizagem.

O ensino de Língua Portuguesa é usualmente ministrado de duas maneiras, priorizando-se o ensino da gramática ou a análise linguística, ambas assumem características diferentes refletindo na qualidade do ensino.

A metodologia utilizada no ensino da gramática tem caráter transmissivo, ou seja, os conteúdos são apenas repassados, e frequentemente abordados isoladamente, como por exemplo, trabalha-se a gramática partindo de textos, entretanto deles são retirados e trabalhados apenas frases e palavras isoladas, desvinculadas do sentido dos textos, ignorando seu principal objeto de estudo: a análise e compreensão da linguagem em suas várias formas de comunicação e interação humana. O estudo da gramática é importante e deve ocorrer, pois conhecendo as estruturas da língua, o aluno irá utilizá-la de maneira mais consciente, porém esse ensino não deve ser precipitado como vem ocorrendo.

O ensino da Língua Portuguesa baseado na prática da análise linguística contrapõem-se ao ensino anterior. A língua é vista ou entendida como algo em constante transformação, cria e recria-se a todo momento, resultado das interações entre os indivíduos. A metodologia utilizada baseia-se nas situações vivenciados pelos alunos ou de seus conhecimentos a respeito, como por exemplo, a língua trabalhada é a dos próprios alunos, produzida por suas interações em diversas situações sociais. A produção textual é incentivada, sendo esses textos utilizados como objeto de trabalho, não fragmentados, mas trabalhados por completo.

Acredita-se que pela gramática ser um conteúdo escolar, ela só é apreendida pelo aluno quando é iniciada sua vida escolar, por isso a necessidade da escola em acelerar seu ensino mesmo nas séries iniciais. Entretanto, essa visão é um tanto quanto ultrapassada, pois na realidade desde o início do aprendizado da linguagem pela criança, a gramática se encontra presente. Através da convivência com as pessoas, a criança vai aprendendo a sua língua materna na qual a gramática já é utilizada, sendo assim, o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula deveria partir da própria linguagem das crianças, dos conhecimentos gramaticais que elas já possuem para então, posteriormente, serem aprofundadas.

O ideal seria desenvolver atividades mais simples para estimular o gosto e o aprendizado da língua pelas crianças nas primeiras séries, e que com certeza surtiriam maiores efeitos do que iniciar a alfabetização com o estudo da gramática e com a realização de exercícios gramaticais isolados da língua. O diálogo, a escuta de historinhas, os relatos, é que devem preencher as situações orientadas para o desenvolvimento específico da linguagem. Além disso, a leitura de bons textos, cheios de interesses, de graça ou poesia e de encantamento é o melhor caminho para levar a criança a descobrir um sentido para a linguagem, para a escrita e os meios em que ela circula (panfletos, livros, jornais, revistas, faixas, cartazes, aparelhos eletrônicos, etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com