TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violência nas escolas

Por:   •  18/5/2016  •  Dissertação  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Vivemos em um cenário cercado de violência, oque gera preocupação a nossa sociedade. O alto nível de precariedade, serviços de infraestrutura, evasão escolar, dentre outros aspectos são fatores que muitas das vezes são causadores de violência num contexto geral da sociedade. Tal situação se caracteriza como violação dos direitos legais, gerando limitação ao acesso a uma melhor qualidade de vida, acarretando um ciclo vicioso do qual esta exposto. Santos (2002, p.125) salienta uma correspondência entre exclusão social e violência escolar, pois:

Tanto mais o público jovem é desfavorecido, em termos econômicos como culturais, tanto mais ele se confronta com a vivência do desemprego, mais ele experimenta uma exclusão, não só de oportunidades econômicas mas também de um prestígio social, que resulta em um agravamento de sua auto-estima e de sua perspectiva de futuro. Os jovens vivem hoje a desesperança em relação às promessas de futuro que, antigamente, estavam contidas na proposta da escola.

Referencia:

SANTOS, J. V. T. dos. A violência na escola, uma questão social global. In: Violencia, sociedad y justicia en América Latina. Roberto Briceño-León. CLACSO. 2002. ISBN: 950-9231- 81-9 Acceso al texto completo: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/violencia/dossantos.pdf

Ao pensarmos no ambiente escolar como um local onde os alunos constroem sua personalidade e identidade pessoal, aprendizado e obtenção de normas e valores, a preocupação se torna redobrada já que vem sendo um espaço gerador de violência, fato que se debruça a todos os que estão envolvidos diretamente e/ou indiretamente com educação. A violência no âmbito escolar não é um fenômeno novo e cujas causas se baseiam na interação de muitos fatores que contribuem para a situação atual e lastimável da educação Brasileira. Para Camacho (2000) a vulnerabilidade social refletida na vivência escolar reduz a força socializadora da escola, interferindo no ambiente relacional e permitindo que os alunos construam a violência como uma forma habitual de experiência escolar.

Referencia: Camacho, L. (2000). Violência e indisciplina nas práticas escolares de adolescentes: um estudo das realidades de duas escolas semelhantes e diferentes entre si. Tese de doutoramento, Universidade de São Paulo.

A violência nas escolas vem em sentido contrario ao da formação humana, na sociedade à escola è o local de aprendizagem e socialização onde desenvolve a potencialidade humana . Atualmente a violência esta ultrapassando a sociedade, trazendo praticas e condutas violentas dentro do ambiente escolar, causando assim queixas oriundas. A educação escolar tem papel fundamental no processo de transformação da sociedade através das disciplina que aprende na escola o homem da um salto e passa das funções psíquicas elementares às funções superiores de modo especifico humano. Bernad Charlot (2006):

“Violência” é o nome que se dá a um ato, uma palavra, uma situação, etc., em que um ser humano é tratado como um objeto [no sentido ruim deste termo] sendo negados seus direitos e sua dignidade de ser humano, de membro de uma sociedade, de sujeito insubstituível. Assim definida, a violência é a deposição da razão, o exato contrário da educação, que promove o advir o ser humano, o membro da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com