TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

Por:   •  24/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.183 Palavras (45 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................6

1   DADOS DE IDETIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO......................................7

2   RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS........................................................8

3   ANÁLISE DA ORAGANIZAÇÃO DA ESCOLA...................................................10

4   ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE................................................12

5   ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR................................................................14

6   ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA INGLESA....................................16

7   DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO...............................................................................18

8   PLANOS DE ENSINO...........................................................................................27

9   DIÁRIOS DE REGÊNCIA......................................................................................47

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................57

REFERÊNCIAS..........................................................................................................58


INTRODUÇÃO

O presente relatório solicitado pela Universidade Anhanguera e realizado pela estagiária cursista Cristiane Muniz de Paula Marinho, tem por objetivo relatar informações relevantes adquiridas no período de Estagio Supervisionado voltado para o ensino da Língua Inglesa no ensino fundamental na Escola Estadual Prefeito Jacy J. Gazola na cidade de Três Pontas no período de 03/08/17 à 30/10/2017.

A experiência vivenciada através do estágio de observação e regência dá ao estudante a possibilidade de entender como funcionam as práticas dentro das instituições de ensino, assim o futuro professor tem a oportunidade de visualizar a realidade do ambiente escolar previamente. Essa é uma experiência bastante enriquecedora para a preparação, e, mais tarde, inserção do aluno no ambiente profissional.

Sendo assim esse relatório tem, entre outras finalidades, a missão de apresentar um pouco do cotidiano da escola, destacando pontos relevantes como o desempenho do professor e os meios utilizados para o aprendizado dos alunos.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio supervisionado realizado no período de 03/08/2017 à 30/10/17 pela estudante Cristiane Muniz de Paula Marinho se deu na Escola Estadual Prefeito Jacy J. Gazola situada na Rua Professor José Vieira de Mendonça, 46 – Bairro Santa Tereza na cidade de Três Pontas (MG).

As turmas observadas foram o 6º ano A, 7º ano B e 8º ano A com aproximadamente 30 alunos, onde a professora Andréia Prósperi Souto ministra de uma a duas aulas por dia com a duração de 50 minutos na disciplina de língua inglesa.

Durante o período do estágio supervisionado foi possível constatar que a Escola da rede Estadual de ensino Prefeito Jacy J. Gazola é uma instituição que apresenta uma boa organização pedagógica.

Tendo atualmente como responsável pela direção da Escola a professora Luciene de Carvalho F. Kilo, a escola atende alunos nas modalidades Ensino Fundamental e Ensino Medio nos turnos manhã e tarde. Sobre sua estrutura física, a escola  conta com 15 salas de aulas,100 funcionários, sala da diretoria, sala dos professores, laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra para esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, despensa, almoxarifado, auditório, pátio coberto, área verde. Sobre os objetivos e ideais da escola, a mesma apresenta a filosofia de trabalhar a educação inspirada nos princípios de liberdade e da solidariedade humana, desenvolvendo assim os seus alunos de forma integral, para atuar na sociedade, com princípios sólidos de cidadania, amor ao próximo e respeito à vida.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Os textos apresentados como leituras obrigatórias têm como objetivo apresentar os aspectos da formação do professor de língua inglesa, além disso, visa apresentar a importância do estágio supervisionado, das práticas em sala de aula e do relatório de estágio.

Ao longo dos textos foi apresentada a importância da observação das aulas fazendo–se uma comparação de duas situações, em uma delas o texto buscou resgatar a experiência dos alunos que realizaram seus estágios no final dos anos 80 e no início dos anos 90, e na outra o texto buscou investigar o entendimento sobre o estágio supervisionado desses ex-alunos que hoje são os professores regentes. O texto apresentou então a ideia de que a observação de aulas no estágio permanece da mesma forma desde a graduação dos pesquisados.

A pratica da observação está relacionada a processos de aprendizagem humana desde a infância. Ser professor envolve um processo de socialização iniciado nos primeiros contatos com a escola.

Os textos tiveram como objetivo também problematizar o estágio supervisionado através da identificação de teorias de quatro professores em formação universitária sobre o ensino de inglês da escola pública, os quais após realizarem o estágio supervisionado mostraram-se crentes na eficácia de do mesmo.

O estágio supervisionado é de suma importância para a formação do professor de língua inglesa, pois é através dele que o futuro professor pode experimentar a realidade escolar e conhecer as principais dificuldades encontradas pelos professores. Por isso a importância de se refletir sobre essas dificuldades e sobre os melhores caminhos adotados para a formação de professores. Para isso, é necessário fazer a junção entre as experiências vivenciadas pelos estagiários e pelos professores, ancoradas às teorias existentes, promovendo assim uma discussão com fim de encontrar meios eficazes para a formação de profissionais críticos e transformadores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.1 Kb)   pdf (384.5 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com