TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TENDENCIAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

Imperatriz, Ma. 23 de Março de 2018.

Discente: Thaline Fereira do Nascimento

Docente: Samira Karan

Curso: Letras Português/Inglês

Síntese: Tendências Pedagógicas I

O texto Tendências Pedagógicas I apresenta diversos pensamentos de autores sobre elementos que compõe o ambiente escolar. Buscando criar relações entre as correntes pedagógicas e a didática que os professores aplicam em sala de aula, e como isso define o papel do homem e da educação na sociedade.

A educação bancaria é um dos fundamentos da pedagogia do dominante, em que o método de transmissão de conhecimento acontece de maneira vertical, sem dialogo, o discente recebe de maneira passiva o saber de seu professor e não existe comunicação entre professor e aluno. Produzindo-se assim educandos privados de conhecimento sobre a realidade, oprimidos e com o conhecimento mecanizado.

Na contramão, a educação problematizadora surge como pratica de liberdade, supera-se a relação que outrora era vertical e agora se introduz o diálogo, criando uma troca de conhecimento entre aluno e professor. Tendo como principais caraterísticas o desenvolvimento da consciência crítica, a liberdade, a atuação conjunta de educador e educando como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Gerando assim um terreno fértil para a pratica problematizadora elevando o poder de captação e de compreensão do mundo dos alunos.

Assim como Paulo freire, José Carlos Libâneo (1985) também classificou as tendências pedagógicas através da posição que adotavam em relação aos fatores sociopolíticos da escola, a Pedagogia Liberal dividida em quatro subgrupos: tradicional, renovada progressivista, renova não diretiva e tecnicista – e Pedagogia Progressista dividida também em três subgrupos: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

A pedagogia liberal tem como função da escola propiciar alunos com intelecto e moral para assumir a posição em sociedade, os conteúdos são separados das experiencias reais dos alunos e do seu cotidiano, é explorado o ensino através de exercícios, a repetição e a memorização. O professor é a imagem do autoritarismo, as avaliações são feitas através de provas orais e exercícios de casa.

A Pedagogia Liberal Renovada Progressivista, tem como papel adaptar as necessidades do educando ao meio e assim retratar a vida, é valorizado a pesquisa, estudos do meio etc. O professor tem o papel de auxiliar do desenvolvimento do aluno. Sendo assim a evolução do desenvolvimento do aluno depende da força que estimulada pelos professores e da disposição do aluno e seu desejo.

A Pedagogia Liberal Renovada Não Diretiva preocupasse com os problemas psicológicos dos alunos, tendo como foco a criação de atitudes em seu educando, assim os conteúdos escolares ficam em segundo plano. É enfatizado a busca de conhecimento através do próprio aluno, o professor tem um papel de facilitador e não mais de autoritário.

Pedagogia Liberal tecnicista, nessa tendência a educação é subordinada a sociedade, em que o processo de aquisição de conhecimento é feito único e exclusivamente através de princípios científicos, leis, informações etc. Eliminando-se assim qualquer sinal de subjetividade. Dessa forma debates, discussões e questionamentos são insignificantes. O professor é transmissor da matéria de acordo com o sistema institucional e o aluno mero absorvedor de conhecimento.

A pedagogia progressivista preocupasse com questões sociopolíticas, nessa tendência os conteúdos de ensino são extraídos da vida dos educandos e os conteúdos tradicionais são recusados. O conhecimento é facilitado pelo dialogo entre professor e educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com