TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infanto Juvenil

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

                     Letras Português e Inglês

       

Natália Da Silva                            Ra:6814007400

   

                             

                             

                        Literatura Infanto juvenil

                  Valparaiso de Goiás, 14 de Abril de 2015.

                        Introdução       

Conhecer os tipos de narrativas e narradores que compõem as historias para crianças, a importância de conhecer os diferentes aspectos que estão por trás das histórias, o modo diferente de se enxergar a literatura e saber passar isso adiante.

No trecho que foi apresentado temos o que a autora do nosso PLT chama de narrador demiurgo ou onisciente, tem com gênero narrativo o romance, está escrito na 1ª pessoa, ou seja o narrador faz parte da história, nesse caso como personagem principal, ele narra suas próprias aventuras. a historia consegue prender quem esta lendo, principalmente seu publico alvo, que são as crianças e adolescentes. o personagem do livro seria personagem-caráter, ele faz com que os leitores se identifiquem com ele, o espaço da historia seria o natural, já que ele se passa em uma ilha, o que caracteriza o espaço como função pragmática, já que é ali que ele vive suas aventuras. Nessa narrativa o tempo segue uma ordem cronológica, é uma historia contemporânea ao autor, a linguagem narrativa é de fácil acesso a quem esta lendo e para a idade que costuma ser lido.

                                                                                                                                       O caçador entrou a correr, em casa da avozinha e encontrou o lobo mau, a dormir profundamente. Então, aproximou-se e zás! Cortou a barriga ao lobo mau e de lá tirou a avozinha, que ainda estava viva. Depois, colocou lá dentro várias pedras e coseu de novo a barriga. Quando o lobo acordou, viu o caçador e fugiu cheio de medo.

Temos um fragmento do canto de chapeuzinho vermelho, temos um narrador contador de história, esta na 3º pessoa, ou seja, ele vai narrando fatos que acontecem na historia, dando vozes aos personagens, esse tipo de contos faz com que crianças se identifique muito com eles, esse tipo de narrador está presente em muito dessas narrativas. No conto do chapeuzinho vermelha, temos o foco narrativo memorialista, o narrador não vai interferir na história, a história se passa numa floresta, ou seja, o espaço é natural. Nesses contos os personagens geralmente trazem para o leitor alguns acréscimos, no caso das crianças eles ensinam algo certo ou errado, por isso a importância da narrativa, como o narrador se porta diante da historia. A importância de se seguir o tempo, do autor não se intrometer na historia.

                           Referências Bibliográficas

Daniel. As aventuras de Robinson Crusóe. Trad. e Adapt. Monteiro Lobato. São Paulo: Brasiliense, 1960.

http://bebeatual.com/historias-capuchinho-vermelho_51

http://www.infoescola.com/redacao/narrador-personagem/

     

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (91.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com