TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Científica de Taylor

Por:   •  30/10/2017  •  Resenha  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PROMOVE DE MINAS GERAIS

Bacharelado em Sistemas de Informação

Bacharelado em Administração

 GIOVANNI SENA

JHONATTAN SANTOS

PEDRO VEIGA

PHILLIP DINIZ

RAFAEL SANTOS

TIAGO PEREIRA

 

 

 

 

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

 

 

 

 

 

 

 

 

BELO HORIZONTE        

2017

GIOVANNI SENA

JHONATTAN SANTOS

PEDRO VEIGA

PHILLIP DINIZ

RAFAEL SANTOS

TIAGO PEREIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Projeto de pesquisa para a disciplina Teoria da administração com o tema, administração científica de Taylor.

Juliano Franco E. Silva Amaral

 

 

 

 

BELO HORIZONTE

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVOS        5

Geral        5

Específicos        5

JUSTIFICATIVA        6

METODOLOGIA        7

Técnica        7

Segundo período de Taylor        8

Observações e Metodologias de Taylor        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


INTRODUÇÃO

Frederick Winslow Taylor, o pai da administração científica assim ficou conhecido, nasceu em germantown, subúrbio da Filadélfia, estado da Pensilvânia nos estados unidos, no dia 20 de março de 1856. Veio de uma família Quaker de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança.

Iniciou sua carreira como operário na midvale steel co. Passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa.

Os empresários procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.

Nos dias atuais a produtividade aliada a qualidade tem sido diferencial competitivo entre as empresas e prestadoras de serviço, pois produtos e serviços em conformidade com os requisitos atestam a sua qualidade; a agilidade na prestação do serviço ou no lançamento de produto é primordial para o reconhecimento e boa visibilidade de uma empresa.

        No fim do século XIX e início do século XX a Administração Científica começou a ser utilizada para dar suporte à gerência e supervisão de empresas, que teve como pioneiro o engenheiro Frederick Taylor, influenciando posteriormente um legado de seguidores, tais como, Emerson, Gilbert e Ford e que até hoje influencia a maneira como produzimos.

            Taylor era um homem de ideias e sobretudo de ação, conhecido pelos trabalhos incessantes de melhorias na produtividade, com menor custo possível, mínimo de esforço físico, e de uma ávida visão, enxergando a necessidade de se pagar mais ao operário que produzir mais. Vamos compreender ao longo do trabalho a administração científica segundo Taylor.

OBJETIVOS

Geral

Demonstrar através de pesquisa bibliográfica o quanto Taylor foi importante e o impacto da sua metodologia no mercado de trabalho.

Específicos

  • Elicitar a importância da evolução na produção em períodos de revolução no mercado produtivo;
  • Descrever como se deu a Organização Racional do Trabalho;
  • Mostrar como engajar colaboradores para que ele aumente a produtividade;


JUSTIFICATIVA

        O Estudo da Administração Científica de Frederick Wilson Taylor, justifica-se para fomentação do desenvolvimento intelecto e para elicitar as vantagens de o engenheiro americano, ter utilizado técnicas de observação para melhorar a produtividade no chão de fábrica.

        Principalmente pelas mudanças na maneira de produzir resultados, com o  advento de novas tecnologias para auxiliar o trabalhador, entender como Taylor utilizou da observação de seu conhecimento pŕevio sobre as tarefas de chão de fábrica, otimizando os movimentos trazendo aumento de produtividade, torna-se indispensável esta compreensão.

        Utilizar, mesclar e desenvolver novas metodologias para gerenciar e dar suporte às linhas de produção não é uma tarefa trivial, mas torna-se uma tarefa menos problemática quando compreendemos as raízes da Administração Científica de Taylor.


METODOLOGIA

Técnica        

        A técnica utilizada será a documentação indireta, por meio da pesquisa bibliográfica e fontes secundárias.

EMBASAMENTO TEÓRICO

Primeiro Período de Taylor

O primeiro período de Taylor, corresponde à época da publicação de seu livro shop management em 1903, sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de tempos e movimentos. Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com