TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Dificuldade na Leitura

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.228 Palavras (25 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA

Rosânia Rodrigues Monteiro Gomes

Orientador: Fernando Vilela

Paracatu

Junho de 2013


 DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA

ROSÂNIA RODRIGUES MONTEIRO GOMES

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista Lacto Sensu em Educação Infantil da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.

Paracatu

Junho de 2013.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         4

2 DESENVOLVIMENTO        6

3 CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS         17

ROSÂNIA RODRIGUES MONTEIRO GOMES[1]

RESUMO: Em nosso cotidiano, por darmos maior importância à leitura que outras formas de expressão, os estudos focam no processo formal de alfabetização, entendido como o acesso ao código de leitura e diretamente da escrita, diante disso existe um local especifico como a escola e um tempo determinado. Embora existam vários estudos no campo da educação onde mostra que cada um possui seu jeito próprio de aprendizagem, se torna improprio delimitar quando uma criança pode ou não ser alfabetizada. Desta forma adquiri o habito pela leitura, mas também uma grande vivência para todo ser humano. Ao adquirir o domínio da leitura abrimos a possibilidade para adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínio, ocupar ativamente um lugar na vida social, ampliar a visão de mundo, de si mesmo e principalmente do outro.

Palavra-chave: Alfabetização, leitura, escrita.

ABSTRACT: In our daily lives, by giving greater importance to reading what other forms of expression, the studies focus on formal literacy, understood as access to code reading and writing directly in front of it there is a specific location such as the school and a time determined. Although there are several studies in the field of education which shows that each has their own way of learning, becomes improper delimiting when a child may or may not be literate. Thus acquire the habit of reading, but also a great experience for every human being. By purchasing the domain of reading opened the possibility to acquire knowledge, develop reasoning, actively occupy a place in social life, broaden the world view of himself and the other mainly.

Keyword: Literacy, Reading, Writing.

INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios enfrentados hoje, pelos educadores é a dificuldade de aprendizagem que os pequenos encontram na construção do conhecimento. Pois, sabe-se que vivemos em processo de grandes modificações referentes ao ensino da leitura. É necessário que além de decodificar letras e sons, o aluno seja preparado para fazer uso da leitura social e culturalmente no seu cotidiano como um todo, tendo habilidade de adaptar a novos usos que se fizerem necessário. A criança convive com as variadas situações de leitura no seu dia a dia e ao chegar à escola já possui uma bagagem que contribuem na construção da leitura em situações verdadeiras de seu uso.

As dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns alunos podem ser faltas de enternece, interação e coletividade. Por isso, na maioria das vezes o aluno apresenta transtornos leves e graves da leitura: a dislexia, transtornos na escrita que é a disgrafia. Ao se detectar tais transtornos é importante que o professor crie e aplique formas de intervenção pedagógica para que possibilite ao aluno construir uma aprendizagem para a vida. Esses transtornos podem ser devido a vários fatores como: a falta de socialização e interação, ausência da família, uso inadequado das metodologias de ensino e ainda a falta de saúde física ou mental da criança.

Vivemos em um mundo globalizado, informatizado e as informações chegam ate nós de tal rapidez que devemos estar sintonizados para que a escola seja em primeiro lugar, um local em que a criança sinta prazer em aprender de maneira significativa para que a construção do conhecimento seja cada vez mais de qualidade. Sabe-se que a aprendizagem do aluno depende do aconchego familiar e social. Pois todo ser humano, começa sua aprendizagem muito cedo, ainda no seio familiar. É com seus pais que aprendem a falar, caminhar, então se pode dizer que é a família a maior responsável pelo inicio e a continuidade de aprendizagem da criança. Com o passar do tempo ela se torna capaz de organizar seus pensamentos, idéias, hipóteses e conclusões a respeito de algo de sua convivência.

A aprendizagem é um processo de internalização que acontece espontaneamente através das emoções, memória e psicomotricidade que se juntam ao conhecimento anterior adquirido no convívio com outras pessoas e a família no seu cotidiano. Ao ingressar na escola, a criança precisa ser preparada para fazer uma ligação de símbolos e letras com o som de cada letra e para isso é necessário que se exercite o dom de ouvir, para que identifique cada som.                                                                         O objetivo deste artigo é descobrir nas práticas de leitura e perceber como esta poderá contribuir na melhoria na habilidade de interpretação de textos e, consequentemente na formação de alunos leitores. Compreender como é a prática de leitura na educação infantil; identificar planejamentos utilizados pelos professores a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler; verificar o que é necessário fazer para que os alunos se tornem leitores autênticos.                                                                                                Sabendo assim da importância da leitura no cotidiano dos alunos e que a escola que tem maior contato com tal atividade. Por isso a escola deve propiciar condições para que seus alunos desenvolvam essas habilidades. Esse trabalho pode ser realizado através de novas técnicas metodológicas que favoreçam a construção do conhecimento da leitura dentro da escola, assumindo o importante papel na criação de espaços de participação e formação dos educando.                                                                                 O artigo será feita baseado em analise de livros que se tratam de educação, que venham trazer informações sobre todo o tipo leitura, incluindo assim uma pesquisa muito aprofundada da aprendizagem e das dificuldades de leitura das crianças. Será feito também uma pequisa de campo em uma escola local, para comprovar o grau de dificuldades na aprendizagem a leitura, e verificar a melhor forma de sanar as dificuldades encontradas pelos educadores e pelos alunos.                                                                         E será através destas informações que poderá ser feito um mapeamento para que de alguma forma possa se beneficiar os alunos que enfrentam dificuldade no momento da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com