TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Dificuldade de Leitura e Escrita

Por:   •  23/9/2019  •  Artigo  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

DÉFICIT DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

AURICLÉA DE MELO SOUSA FALES

São Benedito

2017

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

DÉFICIT DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

AURICLÉA DE MELO SOUSA FALES

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional, clínica e Educação Infantil.

São Benedito

2017

DÉFICIT DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Auricléa de Melo Sousa Fales

RESUMO

O objetivo deste estudo é estudar e analisar as dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita, objetivando estudo e reflexão sobre a construção da leitura e escrita nas séries iniciais. Entende-se que esta pesquisa constitui-se em saber como se dá a leitura dentro de uma dimensão pedagógica, bem como saber como desenvolver o hábito da leitura em nossos alunos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica foi executada com base em uma extenuante pesquisa bibliográfica, dispondo de livros, artigos, revistas e sites disponíveis sobre o assunto abordado. Em suma, considera que este estudo, cada leitor tenha sua própria marca, seu estilo e sua criticidade tendo necessariamente seu próprio mundo de compreensão e experiência condicionado ao mundo em qual interage.

Palavras - chave: Escrita. Informação. Leitura. Reflexão.

1- INTRODUÇÃO

Este artigo aborda a questão da leitura e escrita e suas deficiências mostrando a real importância de incentivar e motivar crianças e adolescentes à prática da leitura e escrita no âmbito escolar. Tem por objetivo principal refletir a respeito do déficit de leitura e de escrita no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, mostrando os benefícios da leitura e escrita o prazer que ela proporciona, seja ela mediada ou não por profissionais da educação, visto que estas ferramentas se apresentam como importantes instrumentos de compreensão do mundo.

Em seus objetivos específicos buscam compreender as concepções de leitura, refletir acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e fracasso escolar, compreender a importância da escola no despertar do prazer pela leitura bem como o papel do professor.

O interesse em trabalhar esse tema, decorreu da necessidade de entender a relação de leitura e escrita e as dificuldades encontradas pelos alunos em compreender a leitura como um processo dinâmico de aprendizagem e relacioná-la com a atividade de escrita, e de outro lado a problemática enfrentada pelos professores em buscarem novas metodologias para solucionar tais problemas. Segundo Durigon, (1987, p.13-4 APUD INFANTE, 1991, p. 46): “Os problemas começam a surgir quando este aluno tem necessidade de se expressar formalmente e se agravam no momento de produzir um texto escrito”.

A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica que é ideal para tratar o tema porque permite a compreensão do fenômeno em seus aspectos subjetivos e particulares e, desse modo, contempla a complexidade desta relação da criança com a leitura e escrita.   Referenciamos especialmente às teorias de Cagliari (1998), Ferreiro (1993), Freire (19995) Aquino (1997), Patto (1990), dentre outros que constatam a importância desta problemática como contribuição para uma melhora na qualidade de ensino, analisando a função da escrita e leitura como mediadora entre a criança e o mundo, no processo de apropriação de conhecimento.

A pesquisa está estruturada da seguinte forma: Situa-se a introdução do texto, onde consta a justificativa e os objetivos pretendidos com este trabalho. A segunda seção Dificuldades de Aprendizagem na leitura e Fracasso Escolar faz uma breve análise sobre as dificuldades de leitura e escrita, apresentadas por alguns indivíduos relacionando-os com o fracasso escolar. A terceira seção leitura e escrita uma relação intrínseca além de conceituar as mesmas esta mostrando os tipos de leitura e seus benefícios, a relações leitura e escrita e sua importância para os alunos.

        Finaliza-se com a conclusão que mostra que os educadores, os principais mediadores das práticas em sala de aula devem estar sempre em busca de melhorarem sua prática, devem começar a avaliar a importância do ato de ler e de escrever, assumindo o papel de incentivadores da leitura para a formação de escritores competentes.

2 - DÉFICIT DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E FRACASSO ESCOLAR.

        Dificuldade de aprendizagem é entendida como a incapacidade apresentada por alguns indivíduos, diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores. O estudioso Garcia (1962 apud KIRK, 1998, p. 263). Define dificuldade de aprendizagem: “uma dificuldade de aprendizagem refere-se ao retardamento, transtorno ou desenvolvimento lento em um ou mais processo da fala, linguagem, leitura, escrita, cálculos ou outras áreas”. Essas dificuldades são causadas por diferentes fatores e a escola tem um papel fundamental para tentar solucionar tal problema, porém é importante saber que o insucesso escolar na leitura causado por dificuldade na aprendizagem tratasse não só do sistema educacional, mas também é um problema social, cultural e até econômico.

Dificuldade de aprendizagem é um termo em que se refere a um grupo de desordens manifestadas por dificuldades na aquisição e utilização da audição, fala leitura, escrita ou do raciocínio matemático. Tais dificuldades, quando geradas por problemas neurológicos e, estruturam uma psicose ou neurose grave, são considerados problemas mentais, sendo, também causadoras do fracasso escolar. Sua constatação deve ser feita através de exames clínicos com especialistas.  (AQUINO, 1997, p. 136).

         Os primeiros especialistas que estudaram sobre as deficiências de aprendizagem, foram os médicos, especialmente na área da Psiquiatria. No final do século: XIII e século: XIX, as crianças que apresentassem dificuldades de aprendizagem eram consideradas anormais e os estudos de neurologia, neurofisiologia e neuropsiquiatria eram conduzidos em laboratórios. A partir do século: XX surgiram os testes de Quociente de Inteligência Q.I. Esse teste é uma avaliação intelectual e passam a considerar a influência ambiental sobre o desenvolvimento da aprendizagem. . Para Vygotsky (2001, p. 278), “a criança passa efetivamente por muitos estágios de adaptação ao meio social e as funções de seu comportamento social modificam-se intensamente em face dessas ou daquela fase etária”. Ressalta ainda que os ciclos do desenvolvimento antecedam os ciclos de aprendizagem. O desenvolvimento está adiante da aprendizagem formal, já que, durante o processo de crescer, muito se aprende. Diante deste contexto deve-se sempre estar atento para auxiliar-se com suas mediações e intervenções conhecendo as principais características do desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com