TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Aprendizagem Da Língua Inglesa

Por:   •  7/5/2025  •  Trabalho acadêmico  •  3.564 Palavras (15 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

AMANDA RUI CORRÊA

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

GUARULHOS - SP 2023

AMANDA RUI CORRÊA

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS.

GUARULHOS – SP 2023

LÍNGUA INGLESA

Amanda Rui Corrêa¹

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO – A realidade atual da sociedade demonstra que cada vez mais a educação deve utilizar ferramentas que estejam presentes no cotidiano do aluno, transformando a prática pedagógica. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi compreender as contribuições das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) no processo de aprendizagem do inglês. Para tanto, realizou-se a pesquisa bibliográfica, com base na consulta à livros, artigos e demais materiais publicados em bases de dados eletrônicos. Como conclusão, constatou-se que as TICs são essenciais para aprimorar e tornar mais significativo o aprendizado da língua inglesa, pois são ferramentas que fazem parte do dia a dia do aluno, e podem contribuir grandemente par a fixação do aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE: Inglês. Aprendizado. Tecnologias. Contribuições.

  1. INTRODUÇÃO

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as mídias digitais mudaram o modo como o ser humano encara a vida e o mundo ao seu redor. As tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano do indivíduo, ao passo que é quase impossível interagir, trabalhar, se relacionar e fazer qualquer atividade de qualquer segmento que não envolva algum tipo de tecnologia.

Nesse sentido, na área educacional não é diferente. Os alunos estão cada vez mais conectados às novas tecnologias, de modo que até dentro das escolas se faz necessário a utilização destes recursos para o aperfeiçoamento do processo de ensino- aprendizagem.

Por outro lado, tem-se a língua inglesa como relevante para o atual cenário socioeconômico mundial, sendo cada vez mais procurada pelos indivíduos, pois é um dos idiomas mais utilizados para o mundo dos negócios e acadêmico. Diante disso, este estudo parte do seguinte questionamento: quais são as contribuições das TICs para o ensino e aprendizagem da língua inglesa?

Na busca pela resolução desta problemática, o objetivo geral traçado para este estudo foi de compreender a importância na inserção das TICs na aprendizagem da língua inglesa. No mesmo sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar a importância do bilinguismo; estudar o inglês como uma língua global; apresentar as contribuições das TICs no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.

O presente artigo utiliza a técnica da pesquisa bibliográfica, cuja abordagem é a qualitativa. Os materiais utilizados para a coleta de dados serão de fontes secundárias: livros, artigos, monografias, teses, dissertações e demais materiais, tanto físicos como os publicados em bases de dados eletrônicos.

  1. A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO

A ideia de bilinguismo e a importância deste ganhou relevância a partir do século

XX. É comum que a concepção de bilinguismo esteja associada à condição da fala e

compreensão de duas línguas, contudo, quando se passa a analisar formalmente esse conceito é que aparecem os problemas.

Para Harding-Esch (2003) o ponto crucial na busca pela compreensão do que seja o bilinguismo é justamente a habilidade em se falar duas línguas de modo perfeito. No entanto, o questionamento é o que de fato seria o “perfeito”, haja vista que até mesmo o monolíngue não consegue, na maioria das vezes, dominar precisamente e perfeitamente a língua falada.

É preciso levar em consideração que existem dados específicos de determinada área do conhecimento que nem sempre fazem parte do universo do sujeito, por isso, não conhecer seus significados é justificável, no entanto, não é pela falta de conhecimento sobre termos em específicos que o sujeito deixa de ser falante de sua língua.

Assim, a compreensão de bilinguismo que melhor se enquadra no contexto atual, onde a globalização promoveu a expansão de línguas como o inglês, o espanhol, o mandarim e outros, é o que dispõe Silva (2011, p. 37):

[...] poderíamos definir o bilinguismo como competência de um indivíduo em se comunicar em duas línguas, produzindo sentenças completas e significativas, sendo dessa forma compreendido pelos nativos das línguas faladas. E que, além disso, use com regularidade ambas as línguas em momentos alternados de sua vida diária, seja no trabalho, na escola, em casa, etc.

No entanto, tal compreensão também apresenta problemas, haja vista que não versa sobre o que seria a regularidade com a qual se alterna entre as duas línguas e tampouco sobre a competência do indivíduo para se comunicar em duas línguas. No entanto, apesar da complexidade em compreender perfeitamente a forma de se definir o bilinguismo, é possível extrair o entendimento acerca do fato de que envolve duas línguas e a possibilidade de o indivíduo se comunicar através de ambas: compreender e ser compreendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com