TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade complementar

Por:   •  11/9/2015  •  Dissertação  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Perdendo o Norte (filme 2015)

Hugo é administrador de empresas e Bráulio é químico, amigos com excelentes formações educacionais nas melhores universidades espanholas, juntamente com cursos de mestrado e MBAs fazendo deles, a geração mais bem preparada da Espanha de todos os tempos. Mas há um porém nesse horizonte: - a crise de desemprego que avança sobre a Europa deixando milhões de pessoas desempregadas ou ocupantes de subempregos.

Depois de inúmeros fracassos na recolocação profissional eles partem para a Alemanha acreditando que sua formação excepcional será de grande interesse ao mercado de trabalho alemão. Porém a teoria não corresponde à prática, e as barreiras linguísticas e culturais tornam o objetivo de conseguir um trabalho mais difícil ainda. Sofrem também com a discriminação racial vivida por todos os demais imigrantes que para lá partiram em busca do mesmo objetivo.

Acabam vivendo num bairro de imigrantes, ondem encontram outros espanhóis vivendo na mesma condição. No quarto alugado por eles, passam a dividir o apartamento com os irmãos Rafa e Carla, também migrantes espanhóis, que aos poucos os ajudam a adequarem-se melhor ao novo país.

O fracasso na recolocação profissional se repete na Alemanha e ambos decidem aceitar o trabalho de cozinheiros no restaurante de Rakan, um turco casado com a espanhola Marisol, e submetem-se às longas jornadas de trabalho diárias, para obtenção de salários baixos e que Hugo ainda divide com o pai desempregado que ficou na Espanha.

O filme segue a linha das comédias populares, onde personagens causam confusões, como a venda de espermatozoides de Bráulio para a esposa de Rakan, Marisol que deseja muito um filho. Hugo e Carla se apaixonam e terminam o filme com o final romântico característico de comédias desse tipo.

O filme satiriza a situação, mas mostra os movimentos migratórios dos espanhóis rumo à Alemanha, que ocupa o lugar de país mais economicamente estável da Europa. Muitas empresas fecharam suas portas ou transferiram suas unidades para outros países da União Européia em busca de redução de custos, fazendo com que o mercado profissional espanhol não consiga absorver tanta mão de obra.

Ao migrar, os espanhóis sofrem os processos de adequação ao novo país, desde a barreira linguística e à discriminação, processo este também observado em Portugal, cujos habitantes migram para a França em busca de melhores condições de vida.

A Europa atualmente recebe também o impacto das ondas migratórias dos habitantes da África e do Oriente Médio que sofrem perseguições políticas e religiosas. Não há ainda políticas regulamentares ou entendimento sobre a entrada de tantos imigrantes. Tal fato torna-se um elemento perigoso na administração dos países da Europa, e não se sabe ainda como virá a ser o desenrolar da situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com