TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Genero Narrar

Ensaios: Atividades Genero Narrar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES DO GÊNERO NARRAR:

FILME - Exibir para os alunos um pequeno filme e pedir que cada grupo faca uma lista de todos os meios de sinalização não verbais utilizados pelo personagem da historia para comunicar sentimentos, atitudes, etc. (expressões faciais, olhar, gestos, posturas corporais)

MÍMICA - Fazer a atividade dinâmica da mímica (ver material). Cada aluno, por vez, sorteará uma situação e a encenará para a turma. A turma deverá ser capaz de identificar a situação que cada aluno encenará.

RECORTES - Apresentar recortes de revista com publicidades ou matérias sobre casas de artista, escritórios de empresários, etc., e pedir aos alunos para identificarem outras formas de sinalização não verbal que construam significados sobre a identidade das pessoas (seu figurino, sua postura, seus objetos, etc.) e sobre o ambiente físico e psicológico relacionado ao texto e/ou aos personagens, como moveis, objetos, equipamento, tudo que possa contribuir para a construção de significados relevantes para o entendimento do texto.

Cada grupo deve montar um caso que ilustre como a linguagem não verbal pode conflitar com o que está sendo dito por um colega em sala, um vendedor numa loja, etc.Atividade para casa: Em casa, recorte várias gravuras de revistas com pessoas vestindo diferentes tipos de roupas (formais e informais), bijuterias, maquiagem, etc. As gravuras serão usadas para a atividade em sala.

EXPLORAÇÃO DE TEXTURAS – Móbiles de materiais diferentes estimulam a curiosidade das crianças, trabalharem com barracas de lençol, cabanas de tnt ou improvisar um mosquiteiro na sala com vários objetos colados nele como figuras de vários matériais, brinquedos, letras, formas e cores.

ATIVIDADES ONDE SE USA A LINGUAGEM CORPORAL:

BRINCADO DE ESTÁTUA - Todos deverão se movimentar ao som da música e quando esta parar deve fazer uma estátua sem se mexer, após a primeira brincadeira, explicar que podemos nos movimentar em três planos: o alto (de pé) o médio (de joelhos ou agachados) e o baixo (no chão). Propor então, a mesma brincadeira só que agora só “vale” se movimentar e fazer a estátua no plano pedido pelo professor.

BRINCANDO DE MASSINHA - Para este momento da aula, a turma deverá ser dividida em dois grupos: um grupo de “escultores” e outro grupo de “massinhas”.

As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do colega montando diferentes poses ao som de uma música. Em seguida, invertem-se os papéis, quem era escultor vira massinha e vice versa

Pedir para que os alunos representem algumas situações corporalmente, essas representações se refletem no andar, no agir, no se comportar, na postura .

CIRCUITO COM PNEUS - Este desafio impõe obstáculos, exige força e concentração dos bebês para vencer os circuitos. Uma graça é muito simples de fazer. Basta conseguir alguns pneus, pintá-los com cores vibrantes e alegres e fazer a festa!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com