TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA E SUAS ATRIBUIÇÕES PARA O EDUCAR

Tese: BRINQUEDOTECA E SUAS ATRIBUIÇÕES PARA O EDUCAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ARABELA MARIA GONGALVES NOLLI

TRABALHO INDISCIPLINAR INDIVIDUAL

BRINQUEDOTECA E SUAS ATRIBUIÇÕES PARA O EDUCAR

Araxá

2013

ARABELA MARIA GONGALVES NOLLI

TRABALHO INDISCIPLINAR INDIVIDUAL

BRINQUEDOTECA E SUAS ATRIBUIÇÕES PARA O EDUCAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização trabalho pedagogico na educação infantil: Reflexão e pesquisa; Alfabetização e letramento; Ludicidade e Educação; Seminario IV.

Prof. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.

Araxá

2013

Introdução

Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é a brincadeira, o ato de brincar, por este motivo que nos propomos a estudar sobre como estas brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “passa tempo” passando a ser visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos da inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico.

A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso irei expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, para o seu aprendizado escolar, que a sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas.

O objetivo desse estudo é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem pelas crianças, não sendo este um lugar para brincar desorganizado, de qualquer forma, um lugar para os (as) professores (as) soltarem as crianças para terem um descanso, mas um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso pra descobrir o mundo, por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar conhecimento.

Desenvolvimento

A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa historia descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional.

O Brincar sofreu transformação no processo histórica desde o seu reconhecimento como elemento para a formação do ser humano. Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Principio7 Declaração Universal dos Direitos da Criança, Cujo texto diz:

¨ A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação, a sociedade e as autoridades publicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos¨.

A Brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida, como destaca Almeida e Casarin (2002, p. 2), a Brinquedoteca na escola: “é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade”.

É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Nas brinquedotecas as crianças podem estudar brincando, aprender criando, cantar se expressando, ouvir meditando e contar histórias se divertindo, descobrindo.

A Brinquedoteca é muito mais que um espaço para depositar brinquedos. Tem como objetivo principal estimular o brincar e oferecer variedades de brinquedos e brincadeiras num local organizado que atenda da melhor maneira possível a todos.

Não posso deixar de destacar que além da diversidade de brinquedos há na brinquedoteca os livros. Quando você oferta um livro para uma criança, no ato em que ela pega o material, ela começa o processo de leitura: a cor da capa, textura, tamanho, se tem letras ou não, se há ilustrações.

A união do livro e do brinquedo propicia a ampliação do universo da criança no momento de ler e brincar. Os dois podem ter temas correlatos e transversais que a criança intuitivamente une no processo da exploração e diversão, incentivando esta criança a se interessar pela ato de ler desde pequena.

Percebe-se e importância da Brinquedoteca na escola, pois oferece condições e efeitos positivos para os processos de aprendizagens, através de jogos, brinquedos e brincadeiras e ainda, atividades culturais, resgatando o patrimônio histórico-cultural e a identidade da comunidade onde está inserida. E assim, estimular o desenvolvimento, aperfeiçoamento de habilidades e assimilação de novos conhecimentos, que visam à formação de cidadãos democráticos estimulados num ambiente rico de brinquedos que permite extravasar os sentimentos de solidariedade e respeito aos valores sociais e coletivos da sociedade.

Brinquedos da Brinquedoteca deve permitir o desenvolvimento de capacidades e estimular potencialidades, criando a compreensão das mais diversas formas de arte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com