TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHEÇA O CURSO PREPARATÓRIO PARA A SELEÇÃO DO PROFEPT DE 2019

Por:   •  28/8/2019  •  Abstract  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CONHEÇA O CURSO PREPARATÓRIO PARA A SELEÇÃO DO PROFEPT DE 2019

O curso do Bora Aprender é dedicado a análise em vídeo de todos os textos da bibliografia, com direito a resumos, esquemas e bastantes simulados online e disponíveis para impressão, assim como o material de apoio. Após a inscrição, você recebe no e-mail o login e senha.

Acesse e conheça mais.

www.boraaprender.com.br

[pic 2]

contato@boraaprender.com.br WhatsApp: (085) 989954149

         __         

Produção do conteúdo: Hellen Pinho / Paulo César Rocha Diagramação e divulgação: Paulo César Rocha DISTRIBUIÇÃO LIVRE

[pic 3]

Sumário

Introdução        2

Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács        2

A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais.. 7 Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil        13

Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto.. 17 Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos?        20

O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral        23

Introdução

Olá, sou Paulo César, e este e-book tem a finalidade de clarear um pouco as ideias de quem está estudando para a seleção do PROFEPT 2019.

Os textos da bibliografia possuem diversas peculiaridades na escrita, tanto no que diz respeito aos vocábulos, como em relação aos conceitos. Selecionamos algumas destas expressões e buscaremos explicar e sistematizar de uma forma simples e mais clara para que haja uma melhor compreensão!

Bons estudos!

Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács

Teleologia: é o estudo filosófico que tem como objeto de análises objetivos e finalidades. Para Lukács existe dois tipos de teleologias: as primárias, que são voltadas para a transformação da natureza em objetos sociais: e as secundárias, que são voltadas para os homens entre si.

Ser orgânico : termo usado por Lukács o qual faz referência ao indivíduo como um ‘’animal’’, sendo movido por instintos e busca pela sobrevivência, sem uma relação social estabelecida.

Práxis humana : segundo Marx será concebida como atividade humana prática e crítica que nasce da realidade entre o homem e a natureza, em que a natureza só adquire sentido para o homem à medida que é modificada por ele para o satisfazer.

[pic 4]

Positivismo : Corrente filosófica, na qual o nome de maior destaque é do filósofo Augusto Comte. Tal corrente defende que o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos, sendo esse o conhecimento verdadeiro.

O Brasil foi um país que adotou fortemente o positivismo, sendo a frase da bandeira nacional “Ordem e Progresso” , uma referência positivista. Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber

humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas.

Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

“A concepção do desenvolvimento, fortemente marcada pelo pensamento positivista revigorado no neopositivismo e suas vertentes, remete à ideia de linearidade e progresso”

Etnocentrismo: considera uma determinada cultura e nação como superior às demais.

Evolucionismo: Teoria desenvolvida pelo biólogo Charles Darwin, a qual remete a ideia de que os seres vivos passaram por um processo lento e progressivo de evoluções e adaptações. De acordo com as conclusões de Darwin, sempre existiram variações entre as espécies que proporcionam maior facilidade de sobrevivência em comparação às outras. Estes fatores auxiliam na propagação desses organismos mais adaptados, eliminando os mais fracos.Também usado na Sociologia fazendo referência ao desenvolvimento e evolução da sociedade.

[pic 5]

Alienação : Para Marx, a alienação refere-se a um processo no qual o trabalhador não tem consciência do seu papel no processo produtivo, ocupando uma posição de subordinação.

Aprender a aprender : Teoria pertencente da Corrente Pedagógica Escola Nova ou Escolanovismo em que o aluno possui um papel ativo no processo de aprendizagem,o professor deixa de ser expositor para virar mediador de conhecimento, funcionando como um auxílio para o aluno, incentivando-o a desenvolver um olhar crítico.

“As pedagogias do “aprender a aprender” se construíram na década de 1980 no Brasil e consolidaram um pensamento teórico e práticas pedagógicas e políticas que seguem orientando a educação escolar até os dias atuais (DUARTE, 2001)”

Materialismo histórico: Teoria Marxista na qual afirma que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e social.Segundo o materialismo histórico, as relações de produção são fundamentais para delinear as relações entre as classes sociais que formam a sociedade.

Para Marx, é o capitalismo produz a luta de classes entre a burguesia (dominantes) e o proletariado (dominados).Em sua obra “O Capital”, Karl Marx avalia a sociedade capitalista e as diversas realidades sociais que nela estão inseridas e faz uma análise crítica sobre o sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (877.4 Kb)   docx (582.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com