TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  2.505 Visualizações

Página 1 de 3

Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.

Curso de Letras – Português/Inglês

POLO: Criciúma/SC

2015

Quando pensamos em leitura de textos, logo imaginamos um conjunto de palavras escritas ou faladas, porém a disciplina Estudos Disciplinares III nos mostra que há várias formas de textos, como os verbais (aquele que usa a escrita e a fala como meio de comunicação), os não verbais (onde nos comunicamos através da simbologia, com gestos, gravuras, placas, fotos, sons, ou seja, por meio de signos sensoriais e visuais) e sincréticos (quando são usadas várias linguagens, como por exemplo, nos filmes e nas charges).

Para entenderemos essas linguagens, utilizamos a semiótica, que de acordo com o site dicionário informal é a ciência que investiga todas as linguagens possíveis, examinando qualquer produção de significação e de sentido. Com a semiótica notamos que toda imagem, gesto, placas, etc. é considerada um texto, já que é um signo. Dessa forma, qualquer imagem que observamos precisa ser lida e compreendida para auxiliar na construção do sentido daquilo que se observa.

No nosso dia a dia encontramos vários exemplos de texto não verbal, como a placa de proibido fumar, exibida abaixo. Mesmo sendo apenas uma imagem, sem nada escrito, conseguimos compreender o texto que a mesma traz, sobre a proibição de fumar no local onde essa placa se encontra, pois conhecemos as simbologias.

Assim, a disciplina de Estudos Disciplinares III nos auxilia a compreender os diversos tipos de imagem, sons, gestos, textos verbais e não verbais e a mensagem que cada um nos transmite, através do plano de conteúdo junto com o plano de expressão.

Louis Hjelmslev, precursor das modernas tendências da lingüística, conceituou dentro da lingüística estrutural que há uma ligação entre conteúdo e expressão, sendo impossível a separação artificial de ambos. Dentro da semiótica, a proposta de Hjelmslev é vista como ‘Plano de Conteúdo e Plano de Expressão’.

O plano de expressão, como nos foi apresentado, trabalha a relação dos itens que compõe uma imagem ou texto, seja ele verbal ou não verbal, e quando chegamos ao significado dessa imagem ou texto é que encontramos o plano de conteúdo. Assim, o plano de conteúdo nada mais é do que o significado do texto, enquanto o plano de expressão é a manifestação desse conteúdo por meio de significação verbal, não verbal ou sincrético.

Dentro da semiótica, as obras de arte são vistas como signo, pois transmitem uma mensagem, pois é o meio como o autor se comunica com os seus apreciadores. O leitor de determinada obra de arte possui tanta importância quando o autor da mesma, pois ele fará sua própria interpretação da intenção do autor. Assim podemos afirmar que as obras de arte são obras abertas, pois permitem diversas leituras e interpretações.

A arte e a pintura nos proporcionam muitas oportunidades de análise da relação entre conteúdo e expressão, assim, faremos a seguir essa análise da obra de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa (criada entre 1503–1517).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com