TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE “CONTEÚDO E EXPRESSÃO” EM UM TEXTO NÃO VERBAL, EM TERMOS DO PERCURSO DO OLHAR.

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

uNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO EM GRUPO - TG

POLO

SANTA BÁRBARA D’ OESTE – SP

2016

uNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO EM GRUPO - TG

TEMA: RELAÇÃO ENTRE “CONTEÚDO E EXPRESSÃO” EM UM TEXTO NÃO VERBAL, EM TERMOS DO PERCURSO DO OLHAR.

PROFESSOR: CIELO FESTINO

POLO

SANTA BÁRBARA D’ OESTE – SP

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1 ANALISES DA PINTURA “OS OPERÁRIOS, 1922”        

2.2 ANALISE DA IMAGEM “PROIBIDO FUMAR”        

3. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo estabelecer a relação entre os planos do conteúdo e expressão em um texto “não verbal”. Mais precisamente busca-se analisar um texto não verbal em termos do percurso do olhar. O grupo selecionou e analisou duas imagens e as conclusões obtidas estão aqui apresentadas.

2. DESENVOLVIMENTO

Vivemos cercados atualmente de informações não verbais, tanto por meio de imagens, sons, sinalizações, charges entre outros; sempre buscando prender a atenção do leitor, e o desafiando a descobrir o que essas informações querem mostrar, diferente do texto escrito.

Quando analisamos um texto não verbal vemos com clareza que o “conteúdo” e a “expressão” estão totalmente ligados; de acordo com o autor Louis Hjelmslev (1899 - 1965), “Uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é um conteúdo senão porque é o conteúdo de uma expressão.” (HJELMSLEV, 1968, p.667). Para o autor uma separação entre essas funções seria impossível; a proposição de Hjelmslev é adotada como “plano de conteúdo” e “ plano de expressão”.  

“O plano de conteúdo é o lugar dos conceitos ou “onde o texto diz o que diz”“. O plano de expressão é o “lugar de trabalho das diferentes linguagens que vão no mínimo carregar, os sentidos do plano de conteúdo” (HERNANDES, 2005, p. 228).

Portanto quando analisamos um texto não verbal é nítida a ligação entre o plano do conteúdo que é o significado do texto será representado no plano da expressão através de formas como um quadro, um desenho, uma música e etc. Podendo assim ser classificadas como linear, pictórica entre outras, conseguindo passar informações ao seu leitor sem necessariamente ter como obrigação um texto escrito.

2.1 ANÁLISES DA PINTURA: “OS OPERÁRIOS, 1922”

[pic 1]

Quadro “Os operários” 1922 de Tarsila de Amaral artista Brasileira, representa a arte moderna. O quadro em estilo linear, embora esteja em primeiro plano e as pessoas nele sejam diferentes não é fácil diferencia-las, parecem todas iguais representando a massificação do cidadão, isso é ressaltado pelo plano mais escuro em que se encontram, ao contrario da fabrica ao fundo em um plano mais claro, trás atenção a povos distintos de nacionalidades e faixa etária diferente com traços faciais que transmitem aflição, descontentamento, tristeza e fraqueza estão enfileirados em frente a uma fabrica a todo vapor e dentro dela todos são iguais, são explorados com longas horas de trabalho e mão de obra barata com fins de gerar lucro para a elite que pouco se importar com as condições de vida oferecidas a tais.                 

2.2 ANÁLISES DA IMAGEM: “PROIBIDO FUMAR”

[pic 2]

A imagem “Proibido Fumar”, apresenta um desenho com estilo também em linear em que se pode observar que embora apresente cores fortes e uma obscuridade, a imagem tem uma clareza absoluta retratada em seu conteúdo proibição do ato de fumar caracterizado pela carteira de cigarros e pelo símbolo do coração. O sinal de tristeza na expressão facial contida na embalagem de cigarro conjugado ao desenho de um coração esmagando o mesmo passa para o publico os pontos maléficos do produto para o consumidor e algo que deve ser evitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (202.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com