TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DE MONTEIRO LOBATO PARA A LITERATURA BRASILEIRA, POR MEIO DE SUA OBRA SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

Por:   •  16/10/2016  •  Artigo  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 17

CONTRIBUIÇÃO DE MONTEIRO LOBATO PARA A LITERATURA BRASILEIRA, POR MEIO DE SUA OBRA: SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

Sidney Carvalho

RESUMO

Ler é muito importante, e por meio da leitura adquire-se experiência, ideias, conhecimento de mundo e conhecimento pessoal. O livro é gerador do leito, pois proporcionam sonhos, lazer, viagens mentais, lições de vida, partilham de sentimentos, pensamentos e interesses, mostrando diferentes culturas, fazendo pensar, refletir e desenvolvendo a capacidade verbal. É primordial enfatizar a presença marcante da mitologia, por meio de livros, contos e fábulas, para que as crianças façam a relação entre o real e o ilusório, onde resgatarão a suas raízes culturais. Pode-se opinar pela versão divertida de Monteiro Lobato, enriquecendo e aprimorando a literatura infantil e valorizando os personagens com a sua riqueza. Resgatando conhecimentos e levando até o público infanto-juvenil o conhecimento e a diversidade de saberes, desenvolvendo um passo a literatura, principalmente com um conceito abrangente, mostrando a história de acordo como ela é tendo em vista o público do Sitio do pica-pau amarelo. Admitir o valor da literatura infantil e estimular o prazer da leitura na idade em que todas as condutas se constituem, isto é, na infância, é determinação deste trabalho, destacando o elemento mitologia na obra lobatiana.

Palavras-chave: Monteiro Lobato. Mitologia. Literatura. Leitura. 

ABSTRACT  

Reading is very important, and through reading is acquired experience , ideas , world knowledge and personal knowledge . The book is the bed generator, it provides dreams , leisure , mental travel , life lessons , share feelings , thoughts and interests , showing different cultures , making thinking, reflecting and developing verbal skills . It is essential to emphasize the strong presence of mythology through books , tales and fables for children to make the relationship between reality and illusion , where to redeem their cultural roots . You can provide feedback by entertaining version of Monteiro Lobato, enriching and enhancing children's literature and appreciating the characters with their wealth . Rescuing knowledge and leading up to the juvenile public knowledge and diversity of knowledge by developing a step literature, particularly with a comprehensive concept , showing the history according as it is in view of the public Sitio yellow woodpecker. Admitting the value of children's literature and encourage the enjoyment of reading at an age when all conduits are constituted , ie , in childhood , is the determination of this work, highlighting the element in mythology lobatiana work  

Word-key: Monteiro Lobato. Mythology. Literature. Reading.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objetivo analisar se os professores utilizam as obras de Monteiro Lobato, para o aprendizado da literatura brasileira e o incentivo à leitura. A leitura não acontece apenas com a escrita, mas também, com o mundo e as coisas que estão inseridas nele, como a relação entre as pessoas e situações cotidianas, vive-se desafios de transformar valores em uma sociedade globalizada, que se move rapidamente em um círculo de milhares de informações, inovadoras e repentinas, vindas de um núcleo de saberes.

Então, o trabalho do professor, da escola, dos pais e da sociedade não seria somente o de ensinar a ler, mas também, o de condiciona o aluno a realizar seu próprio aprendizado, conforme suas investidas e necessidades, podendo usar assim, as histórias de Monteiro Lobato, despertado o interesse pela mitologia greco-romana e do folclore brasileiro.

Através das obras de Monteiro Lobato a criança contempla o aprendizado, transformando-o em diversão, analisando nos seus personagens a aventura histórica e desenvolvendo sua capacidade de aprendizado com mais intensidade, fazendo da leitura um aprendizado constante e prazeroso, pois será aproveitado no ensino de acordo com o desenrolar de sua vida estudantil, adquirindo experiência com as histórias dos mitos a realidade do conto/romance.  

Com o trabalho voltado para a mitologia e os contos folclóricos, pode-se resgatar a cultura de um povo, é por meio da leitura que esse resgate é feito, mostrando aos alunos como é rica a história do Brasil e de outros países como a Grécia, Egito, México, Espanha, Inglaterra, entre outros. Podendo associar as histórias de cada um deles com as histórias contadas por Monteiro Lobato na sua obra, Sítio do Pica-Pau Amarelo.

DESENVOLVIMENTO

  1. LEITURA E APRENDIZAGEM.

Leitura é um aprendizado que começa na infância e dura por toda a vida, as crianças procuram leituras que lhes motivam, como: gibis, contos de aventura, textos ilustrativos, entre outros, porém é muito importante e necessário que tenham contato com vários gêneros textuais, para aprenderem com os diversos tipos de textos como: cartas, bilhetes, jornais, lista telefônica, revistas, panfletos, e outros formadores da competência leitora e da prática coerente da escrita.

Os chamados materiais de ação como: placas, regras de jogos, outdoor, anúncios, também fazem parte de materiais que enriquecem a criança tratando de literatura É importante conhecer os tipos de leitura que podem ser utilizadas.

A escola sendo um local que as crianças frequentam a maior parte do dia é o lugar onde o contato com a leitura e a escrita deve ser mais intensa, a finalidade básica para as práticas de leitura é levar o aluno a compreender os textos, participando ativamente do mundo da escrita.

O primeiro contato da criança com a leitura deverá ser por meio da voz da mãe e do pai ou avós, contando contos de fadas, histórias inventadas ou trechos bíblicos, com objetivo de provocar na criança a criatividade e o imaginário.

Ouvindo histórias a criança pode sentir emoções importantes como tristeza, raiva, irritação, bem estar, medo, alegria, o importante é que a criança viva intensamente a história, mas para ela realmente se interessar pela história o texto deve ser bem transmitido.

A leitura é uma extensão da escola na vida do ser humano e a maioria do que se aprende é conseguido por meio da leitura. Cabe a escola a responsabilidade de fazer com que a criança adquira o hábito e o gosto pela boa leitura, não podendo esquecer, que a criança ao ir para a escola leva em sua bagagem hábitos e costumes herdados de seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (119 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com