TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURA

Por:   •  23/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ATENEU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURA

DISCIPLINA:  ENSINO DA LITERATURA

PROFª: ANA NÉO

ALUNA: FRANCISCA SOLANGE MENDES DA ROCHA

ROTEIRO DE ESTUDO

Obra: Aves de arribação

Autor: Antonio Sales

Público alvo: alunos da 3ª série do ensino médio

A escolha desta obra deve-se ao fato de ela ser de um autor cearense, Antonio Sales, um dos  fundadores da Padaria Espiritual e de ser ambientado em uma cidade fictícia  do sertão do Ceará: Ipuçaba. Leva-se em consideração também o fato de ser uma das obras relacionadas para  vestibular da UFC.

        

  1. Situar o autor dentro do contexto histórico e literário da época, informá-los sobre a Padaria Espiritual, para que os alunos tenham alguma noção  sobre o autor e sua época.

  1. Uma leitura feita pelo professor é indispensável para tirar as eventuais dúvidas que os alunos poderão ter. Algumas informações sobre o enredo ou mesmo a leitura de alguns trechos da obra farão com  que os alunos se interessem em lê-la. Sugestão de um trecho:

“Florzinha havia-se  retirado da sala e só reapareceu quando o  promotor teve que seguir para a sua residência. Conquanto houvesse banhado e empoado o rosto, adivinhava-se que tinha chorado pelo brilho úmido dos olhos a arderem inquietos sob o velário negro das pestanas palpitantes. O Dr. Alípio percebeu-o, e esse triunfo de sua eloqüência soube-lhe melhor que a ovação dos convivas. E foi um deleite voluptuoso que lhe apertou longamente e com força a mão no momento de sair, acompanhado por um grupo a cuja frente tocava a banda de música um dobrado triunfal pelas ruas incendiadas de fulgores caniculares.”(Aves de arribação, p. 29/30)

Nesse trecho pode-se, de pronto  analisar junto com eles os seguintes aspectos:

  1. Apresentação dos personagens Florzinha e Alípio e perguntar-lhes se no trecho há a sugestão de algum envolvimento entre ambos.
  2. Iniciar o estudo do vocabulário, com a observação de algumas palavras que o autor utiliza neste trecho, tais como: velário, eloqüência, deleite voluptuoso, ovação, convivas, fulgores caniculares.
  3. Ressaltar alguns costumes da época e aspectos da vida do interior: empoar o rosto, banda de música nas ruas, almoços ou jantares para recepcionar alguém ilustre na cidade.

3. Perguntar aos alunos (após a leitura inicial dos mesmos) quais impressões foram provocadas por essa leitura inicial, para com eles delimitar o eixo central da trama.

  1. Identificar a trama principal  e os fatos que vão ajudar no desenrolar dessa trama.
  1. Apresentação de todos os personagens e a sua importância no desenrolar da história. Os alunos devem enumerar as características de cada um e em que essas características vão interferir no desfecho da trama.
  1. Ambientação do romance. Ressaltar que, apesar de ser uma obra ambientada no sertão cearense, não há nenhuma menção à seca ou às dificuldades pelas quais passam os nordestinos.  Inquirir o  porquê disso.

7.  Analisar a linguagem utilizada pelo autor, quais recursos foram utilizados por ele para tornar o texto mais ágil, além do uso dos adjetivos na caracterização dos personagens e na descrição do ambiente.

8.  Analisar o encadeamento das ações, observando a seqüência temporal do texto (cronológico ou psicológico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com