TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL

Por:   •  13/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.909 Palavras (16 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIDADE PÓLO ARAÇOIABA DA SERRA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

 A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL

Gisele Gonçalves Garcia Pereira                        RA: 340397

   

ARAÇOIABA DA SERRA/SP

2014

A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL

Trabalho de conclusão de Curso, Projeto apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp para obtenção do Certificado do curso de Pedagogia.

Professor Tutor Presencial Vanda Cristina de Oliveira Acosta

ARAÇOIABA DA SERRA/SP

2014

Epígrafe

“Para que uma estória realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer sua vida, deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas dificuldades e ao mesmo tempo sugerir soluções para os problemas que a perturbam” (BETTELHEIM, 1996, p.13).

Dedicatória

        Dedicamos esse Artigo a nossa Tutora Presencial Vanda Cristina de Oliveira Acosta, por ter nos auxiliado durante todo esse tempo de estudos, não somente nesse projeto, mas em todas as vezes que foi necessário, e sem nos questionar.

                                                                

Agradecimentos

         Deus em primeiro lugar, por me dar forças nessa vida, e amor aos meus familiares que tanto me ajudaram, nessa caminhada, pois muito foram as conquistas desses sete semestres, a minha tutora Vanda Acosta, Michelle coordenadora do pólo, com muito desempenho me auxiliou.

        

Sumário

TEMA:.............................................................05

RESUMO......................................................................................................................06

INTRODUÇÃO............................................................................................................07

1......................................09

1.1

1.2................................................09

2...............................................................................................................11

3....................................................................................................................12

4....................................................................................................................14

4.1.........................................................................................................14

4.2.................................................................................................14

5..............................................................................................................15

6................................................................................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS..........................................................................


Tema: A Magia da Literatura Infantil

O início da literatura infantil foi marcada por Perrault, entre os anos de 1628 e 1703, com os livros “Mãe Gansa”, “O Barba Azul”, “Cinderela”, “A Gata Borralheira”, “O Gato de Botas” e outros. Depois disso, apareceram os seguintes escritores: Andersen, Collodi, irmãos Grimm, Lewis Carol, Bush. No Brasil, a literatura infantil pode ser marcada com o livro de Andersen “O patinho feio”, no século XX. Posteriormente surgiu Monteiro Lobato, com seu primeiro livro “Narizinho Arrebitado” e mais adiante, muito outros que até hoje cativam milhares de crianças, despertando o gosto e o prazer de ler (CADEMARTORI,1994)

A literatura infantil é muito importante, as crianças ao fazerem as suas leituras através de imagens e textos se descobrem, sentem emoções, interagem com as histórias tornando-as de grande importância para o seu desenvolvimento, as mesmas podem refletir, criar e imitar e constituírem-se tornando crianças capazes, autônomos, críticos e criativos.

        “É por isso que ao ler a literatura o leitor se desvela a si mesmo, pensa, imagina, sonha, se reconhece, vivência coisas que não pode experimentar no mundo real, emociona-se, interroga-se, descobre, transforma-se e vai transformando o mundo. Por isso toda leitura é uma viagem, uma aventura, um mergulho no seu interior, uma descoberta, uma experiência de vida. No texto literário o ser humano deposita a sua visão de mundo, suas crenças, seus desejos, suas angustias e incertezas, assim como seus sonhos e esperanças.”

FRANTZ. 2001,06

A leitura pelo seu próprio mecanismo de reflexão e percepção influencia na formação do indivíduo. Como possibilidade reflexiva, age na ativação da memória e da criatividade, na expressão oral e escrita, ou seja, os resultados da leitura como prática diária são cada vez melhores em qualidade e quantidade. (ROCHA, 1987, p. 40).

   

RESUMO

Neste artigo, serão feitos alguns apontamentos sobre a literatura infantil e a sua importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e a formação do leitor crítico em linhas interdisciplinares e transversais, que buscam a formação integral do educando, a prevenção de dificuldades de aprendizagem através de uma aprendizagem significativa, bem como uma educação de qualidade, tornando-se assim uma ferramenta indispensável tanto para o campo pedagógico, pois ela é um elo de ligação entre as áreas do conhecimento, abre espaço para o educando conhecer o mundo, o homem e a si mesmo, e ainda, torna o espaço da sala de aula e fora da sala prazeroso e interessante para o aprender a aprender. Mas para que as possibilidades da literatura infantil se tornem possíveis, acredita-se que a escola precisa de um aprofundamento a cerca do assunto, mudança de postura metodológica e pedagógica e a coragem para ousar fazer diferente e mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (276.2 Kb)   docx (118.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com