TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão Textual

Por:   •  8/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  2.734 Visualizações

Página 1 de 7

Coesão Textual (I)

EXERCÍCIOS

Questões de 1 a 4

        Nas questões de 1 a 4, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipode relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

Questão 1

        O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Mas quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

Questão 2

        Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Portanto vai faltar alimento e os preços vão disparar.

Questão 3

        Inverta a posição dos segmentos contidos na questão 2 e use o conectivoapropriado: Pois vai faltar alimento e os preços vão disparar, uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.

Questão 4

        O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia15, Das 14 às 18 horas. Quando fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

Questões de 5 a 8

        As questões de 5 a 8 apresentam problemas de coesão por casa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrira razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.

Questão 5

        Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, assim já se pense em racionamento de água e energia elétrica.

Questão 6

        As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como senão existisse perigo algum, no entando o policial continua folgadamentetomando o seu café no bar.

Questão 7

        Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, embora o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.

Questão 8

        Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escolacom fome, por isso ocorre o grande número de desistências.

Questão 9

        Leia o período que segue:

        Chegaram instruções repletas de recomendações para queos participantes do         congresso, que, por sinal, acabou não se realizandopor causa de fortes chuvas, que         inundaram a cidade e paralisaramtodos os meios de comunicação.

  1. É compreensível o seu conteúdo?

O periodo analisado não possue uma compreenção clara

  1. Qual o seu grande defeito?

A falta de compreenção é ocasionada pela falta de concetivos entre o termino de uma frase e outra, dessa forma o periodo analisado fica confuso

PROPOSTA DE REDAÇÃO

        Nas dissertações, o uso apropriado dos conectivos assume importância particular para estabelecer as relações semânticas e lógicas entre os vários segmentos do texto.

        Elabore um texto dissertativo bem coeso, manifestando seu ponto de vista a respeito das ideias contidas neste fragmento:

        O Duque de She dirigiu-se a Confúcio, dizendo: — Temos em nossa terra um homem direito. Seu pai furtou uma ovelha, e o filho depôs contra ele. — Na nossa, retrucou Confúcio. Ser direito é proceder de maneira diferente. O pai oculta a culpa do filho,e o filho a do pai. Gente direita é assim que se comporta.

O duque de She e Confúcio possuem pontos de vista distintos a respeito do que se trata um homem direito. Ao meu ver um homem de boa indole toma exatamente a mesma atitude que Confúcio tomou, indepedente de quem seja a pessoa errada não devemos esconder o feito.

Dessa maneira concordo com a pespectiva do Duque, pois dessa forma teriamos pessoas melhores no mundo.

Coesão Textual (II)

EXERCÍCIOS

        Uma leitura eficiente do texto pressupõe, entre outros cuidados,o de depreender as conexões estabelecidas pelos conectivos eanafóricos. O texto que segue traz bons exemplos desses elementos.

Pulo do gato

        O grande perigo do jornalista que começa é o de cair na presunçãosociológica. É claro que, tratando da sociedade, o jornalismoé também um pouco de sociologia — mas a sociologia deve irpara o lugar próprio, os artigos elaborados com mais tempo, os5 editoriais e tópicos e, bem digerida em um texto fluido, a reportagem.

        Jornalismo é razão e emoção. O texto apenas racional é frio,e só comunica aos que se encontrem diretamente interessadosno assunto. O texto deve saber dosar emoção e razão, e é nesseequilíbrio que está o chamado "pulo do gato". Muitos jornalistas10 acreditam que o adjetivo emociona. Enganam-se. Quanto mais despidauma frase, mais cortante o seu efeito.        "E amolou o machado, preparou um toco para servir de cepo,chamou o menino, amarrou-lhe as mãos, fez-lhe um sinal paraque ficasse calado, e rachou o seu corpo em sete pedaços. O e-15 nino P., de cinco anos, não era seu filho e F. descobrira isso poucosminutos antes, quandodiscutia com a mulher." Leads comoesse são sempre possíveis na reportagem de polícia: não necessitamde adjetivos. As tragédias, como os cantores famosos, dispensamapresentações.

Nota: Lead é palavra inglesa, usada no jornalismopara indicar um pequeno texto de apresentação de um texto maior.

Questão 1

  1. Qual é o antecedente a que se refere o pronome relativo que na linha 1º

Refere-se ao Jornalista.

  1. Na frase "O grande perigo do jornalista que começa é o de cair na presunçãosociológica", o em destaque é um pronome demonstrativo. Aque elemento do texto ele se refere?

É uma referencia ao perigo do jornalista.

Questão 2

        Nas linhas 2 e 3, o autor afirma que "o jornalismo é também umpouco de sociologia". O uso da palavra também faz pressupor algum outro significado alémdo que está explícito no texto?

Sim, o jornalismo além de ser um pouco de sociologia, é também razão e emoção

Questão 3

        Na linha 3 ocorre o conectivo mas, que manifesta uma relação de contradiçãoentre dois enunciados. Como se explica essa contradição?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com