TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura digital e educação: desafios e possibilidades

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ATIVIADE 02

As escolas são como organizações que facilitam as experiências de ensino e aprendizagem. Para alcançar a transformação na educação, é essencial levar em consideração a importância da tecnologia da informação e da comunicação. Ao obter os méritos das tecnologias da informação, as escolas estão mudando suas estruturas para serem uma organização que aprende. 

Lembra Zajac (2020) que com o aumento do conhecimento e do progresso tecnológico da sociedade; nosso país requer habilidades de aprendizagem que podem ajudá-lo a acompanhar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Os sistemas educacionais em uma comunidade e consequentemente a educação não serão capazes de separar de outras instituições sociais, interações nacionais e internacionais amplamente conhecidas na aldeia global. 

A educação no século XXI é o centro de onde surgem todas as mudanças e desenvolvimentos. A tecnologia da informação na educação precisa de uma cultura. Essa cultura precisa ser aprendida junto com o uso de recursos de hardware. 

O sistema precisa ser educado para usar a tecnologia da informação; caso contrário, a compra e a transferência de tecnologia e investimento nada mais serão do que desperdício de recursos. Embora essas tecnologias não sejam imparciais em nenhum sentido, essas devem ser utilizadas como meio de comunicação de informações, nas estruturas sociais existentes. 

No entanto, uma vez que o processo de mudança e transformação está na natureza das instituições sociais humanas, o sistema educacional também está sujeito a algumas alterações. Mas o problema fundamental é que estratégias devem ser adotadas para que os sistemas educacionais dos países em desenvolvimento não apenas sigam os países desenvolvidos, mas também cresçam e progridam com base em suas próprias necessidades no caminho do progresso. 

Para Watanabe e Costa (2020), quando do papel da tecnologia da informação e no Brasil, o problema fundamental é que estratégias devem ser adotadas para que os sistemas educacionais dos países em desenvolvimento não apenas sigam os países desenvolvidos, mas também cresçam e progridam com base em suas próprias necessidades no caminho do progresso. 

REFERÊNCIAS

DORIA, Rosangela; ALCANTRA, Caio Guimarães; LINHARES, Ronaldo.Letramento, multimeios e aprendizagem: reflexões sobre as mídias na educação, Ideias & Inovação, Aracaju, v. 5, n.3, jun, 2020, p. 115-12 | Junho 2020.

WATANABE, Cláudia Akiko Arakawa; COSTA, Valter de Almeida. Possibilidades da tecnologia digital de informação e comunicação na educação com perspectivas críticas e emancipatórias, Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.1, 2020.

ZAJAC, Danilo. Ensino remoto na educação básica. Salbador: EdUBAC, 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com