TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA TEORIA À PRÁTICA: ENTRELAÇANDO SABERES EM SALA DE AULA

Pesquisas Acadêmicas: DA TEORIA À PRÁTICA: ENTRELAÇANDO SABERES EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

Num mundo em que as mudanças sociais, culturais e econômicas são profundas e intensas, a informação e a comunicação ocupam um lugar de destaque. Dentre elas temos o desenvolvimento tecnológico em nessa sociedade e seus impactos na vida cotidiana, no mundo do trabalho, das ciências e os desafios que colocam para as escolas. Pois nossas crianças tem acesso direto ou indireto a uma diversidade de mídias (TV, vídeos, cinema, internet, jornais, revistas, propagandas etc) e outros aparatos tecnológicos (computadores, maquinas de calcular, celulares etc), toda essa diversidade, acaba interferindo nos processos de aprendizagem e nas relações com o mundo em que vivem.

Em se tratando disso sabemos que é de suma importância a escola proporcionar aos alunos desde as series inicias, a formação de conceitos estatísticos que auxiliarão no exercício da sua cidadania assim, atender as demanda exigidas pelo mundo que o rodeia, pois e necessário que saiba analisar, criticamente os dados que lhe são apresentados nas mais variadas situações do seu dia-a-dia.

Analisando o que foi exposto anteriormente podemos afirmar que o curso de Pedagogia na Modalidade Licenciatura para os anos iniciais nos permite olhar para a nossa prática de uma forma diferente e assim termos sustentação teórica para atuarmos a cada área que se inicia.

Para iniciar a nossa construção histórica dentro da matemática foi proposto um fascículo de Iniciação a Estatística, no qual deveríamos coletar dados, qualitativos e quantitativos em alguns setores da Educação, onde serão organizados os resultados obtidos em gráficos e tabelas à nossa escolha. Coletamos os na Escola “Professor Antonio Pereira”, com os professores que ali trabalham, tendo como objetivo investigar o tempo de magistério e Grau de escolaridade dos professores. OS resultados da pesquisa serão apresentados através de gráficos e tabelas.

Da teoria á pratica: entrelaçando saberes em sala de aula.

Moura e Espasandim (2003) afirma que a estatística é um ramo da matemática que tem por objetivo, obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentam, tirando delas suas conseqüências para descrição e explicação do que passou, previsão e organização do futuro.

De acordo com as leituras, reflexões e as orientações da orientadora acadêmica sobre o fascículo Iniciação a Estatística, notei que a mesma oferece um vasto conhecimento para que o educador proponha aos alunos, atividades desafiadoras e motivadoras que sejam capaz de levar o aluno a pensar, criar, manipular e relacionar os conteúdos trabalhados em sala com o seu cotidiano, para assim ter uma compreensão mais ampla e crítica da realidade. O educador deve aproveitar as diversas situações vividas pelos alunos como onde passaram as férias como moram, o que comem, a hora do recreio, etc, e ensina-los a coletar dados e representar resultados estatísticos, fazendo assim relação da teoria e prática.

Gentile (2003) deixa claro que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem a obtenção e análise de informações bem como o controle e estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos ocorrências em diversas áreas do conhecimento, ou seja, estabelecem relações com a linguagem, relações lógicas, sócio-afetivas etc. Em sala de aula o professor tem várias funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com