TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS.

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Pratica como Componente Curricular (PCC)

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS.

Tutor/ Professor: Glaucia Pereira Braga

Curso: Letras-Inglês (licenciatura) Discente: Thalita da Silva Araújo

Rio de Janeiro – RJ 2018

Sumário

  1. OBJETIVOS        03
  2. INTRODUÇÃO        04
  3. RELATÓRIO 1ª DIA DE OBSERVAÇÃO        05-06
  4. RELATÓRIO 2ª DIA DE OBSERVAÇÃO        07
  5. RELATÓRIO 3° DIA DE OBSERVAÇÃO        08
  6. RELATÓRIO INDIVIDUAL        09
  7. ANÁLISE        10-11
  8. JUSTIFICATIVA        12
  9. CONCLUSÃO        13
  10. REFERÊNCIAS        14

Objetivos

  1. Entender as diferentes etapas do desenvolvimento infantil com base nas teorias trabalhadas na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem;
  2. Reconhecer no sujeito os aspectos no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social;
  3. Observar de forma sistemática, se manter neutro, sem intervir às atitudes do sujeito analisado em questão.

Introdução

Através do estudo da psicologia do desenvolvimento, é possível reconhecer as características comuns de uma determinada faixa etária, e também, ao analisar a aprendizagem de um individuo, é iminente de como as formas de aprendizado variam no decorrer da vida de um ser humano.

As teorias, tanto da psicologia quanto a do desenvolvimento, foram construídas a partir de muitas observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes culturas, idades, e até mesmo foram feitos estudos de casos clínicos para poder chegar a uma determinada conclusão.

Dentre essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo Jean Piaget e de David Ausubel, onde eles se preocupavam com o desenvolvimento cognitivo na educação. Para Ausubel, o termo estrutura cognitiva tem o significado de uma estrutura hierárquica de conceitos. Da mesma forma que em Piaget, Ausubel trabalha com o conceito de Organização de certas entidades. No entanto, enquanto estas entidades em Piaget eram os Esquemas (que englobam conceitos mais operações), em Ausubel estas entidades são apenas os conceitos. Poderíamos dizer que enquanto em Piaget os elementos que compõem a estrutura cognitiva incorporam o aspecto dinâmico, em Ausubel estes elementos têm um aspecto estático.

“A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas, simbolicamente, são relacionadas às informações, previamente, adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva”. (AUSUBEL et al, 1980).

“A inteligência não aparece, de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam. Apresenta, pelo contrário uma continuidade admirável com os processos adquiridos ou mesmo inatos respeitantes à associação habitual e ao reflexo, processos sobre os quais ela se baseia ao mesmo tempo em que os utiliza”. (PIAGET, 1986, p.23).

Portanto, o cognitivismo, está preocupado com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações no plano da cognição, e a aprendizagem significativa se refere a pontos de ancoragem sempre que algum conteúdo novo deva ser aprendido.

Relatório do 1° dia de observação

Sexo: Feminino Idade: 1 ano 8 meses Data: 06/04/2019 Início: 9h10min Término: 12h44min

O primeiro dia de observação foi realizado na casa da criança, que se localiza na cidade do Rio de Janeiro-Guaratiba. A criança observada chama-se Lorena.

A criança acordou ás 8h23min e chamando sua mãe por “mamã”, logo foi pega e alimentada por leite materno, e em seguida, foi feita sua rotina de higiene. Depois de seu breve café da manhã, a criança pôs-se a chorar novamente pedindo para assistir um desenho animado no celular de sua mãe, assim que conseguiu, abriu um sorriso e mostrou o que queria. Passando alguns minutos, a mesma cansou de segurar o celular, abaixou e o colocou sobre o chão, correu até sua mãe e pediu algo com os braços estendidos que sua mãe a pegasse, com isso, foi-lhe dado um biscoito para distrair a criança enquanto a mãe fazia seus afazeres. Logo a criança voltou sorridente para onde deixara o celular, sentou próximo a ele e começou a comer seu biscoito.

Pude observar que a criança não ficava concentrada muito tempo em uma única atividade e se dispersava com muita facilidade, assim, fazendo com que sua mãe interrompesse seus afazeres para lhe dar atenção.

Algum tempo depois, chegou uma criança, primo de Lorena, para poder brincar juntos. Durante as brincadeiras, ela observava as ações do menino e tentava imitar os mesmos movimentos e até alguns sons de onomatopeia que o menino fazia enquanto brincava.

O menino, aproximadamente ás 11h10min, teve que voltar para sua casa. Despediu-se de sua tia e de Lorena, que logo entendeu que a criança iria embora, começou a chorar. Mas foi acalentada por sua mãe com leite materno.

Por volta de 12h, chegara o seu horário de almoço, sua mãe a levou para o banho, em seguida deu o almoço para a criança, e para facilitar a tarefa de sua mãe, foi dado o celular para a menina para que pudesse se distrair enquanto era dado o almoço a ela, que levou cerca de 20min.

Depois de seu almoço, Lorena já se mostrava sonolenta e um pouco chorosa pedindo por colo, mas pôs-se a brincar com os brinquedos que, antes, deixara no chão. Se passando alguns minutos, Lorena começou a chorar pedindo por colo, em seguida foi pêga, pôs-se a mamar e logo adormeceu.

Após Lorena adormecer, encerrei minhas observações que duraram 3 horas e 34 minutos.

Relatório do 2° dia de observação

Sexo: Feminino Idade: 1 ano 8 meses Data: 07/04/2019 Início: 8h50min Término: 11h54min.

O segundo dia de observação foi realizado em uma reunião matinal de uma igreja evangélica que se localiza na Rua Caminho da Olaria-Guaratiba.

Em todo o trajeto, a criança se manteve concentrada no caminho que passávamos e chegamos ao local ás 9h04min. Logo fomos para uma sala onde todas as crianças, da mesma faixa etária de Lorena, ficam reunidas com alguns adultos que as supervisionam e fazem algumas atividades lúdicas a cerca da Bíblia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com