TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS

Por:   •  21/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ANGELICA COSTA DE OLIVEIRA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS.

Rio de Janeiro

2019

        [pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................2
  2. APRESENTANDO O ALUNO...................................................................3
  1. DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR ..........................................3
  2. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO..............................................3
  3. DESENVOLVIMENTO SOCIAL.....................................................5
  4. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.............................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................7

                                                                

  1. – INTRODUÇÃO

        

        O presente relatório é fruto de observações feitas no colégio SANTA MÔNICA CENTRO EDUCACIONAL. Nele se encontram impressões e considerações a respeito dos aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social do aluno observado. Foram 3 dias acompanhando o aluno nas atividades do Maternal II, assim como nas aulas de música, educação física, psicomotricidade e  informática.

        A construção do relatório foi endossada pelas reflexões praticadas durante as aulas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia, ministradas pela professora Marilia Cammarosano.

        O principal objetivo do relatório é desenvolver uma análise crítica das observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

                

  1. – APRESENTANDO O ALUNO

        

        O aluno Lucas de Souza França está cursando no ano de 2019 a turma do maternal II. Completou no dia 11/05, quatro anos de idade. Mora com os pais e o irmão de 10 anos. È bem comunicativo, carinhoso e falante. Usa bastante a imaginação para contar suas histórias. Tem dificuldades em se concentrar nas atividades de aula e também no cumprimento das regras. Chega à escola com satisfação, porém em dias esporádicos chega aparentado sonolência e lentidão em sua desenvoltura.

        Nos tópicos abaixo, serão especificados os principais aspectos do desenvolvimento do aluno.

2.1 – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

        Lucas exibe desenvolvimento psicomotor satisfatório, desloca-se com destreza no espaço ao andar, ao correr e pular tem progredido gradativamente seu equilíbrio. Controla gradualmente seus próprios movimentos, sabe arremessar, rasgar e amassar papel.

        Participa de brincadeiras que envolvem movimento e nas aulas de Educação Física realiza todas as atividades propostas sem maiores dificuldades ou limitações. Consegue saltar, correr, rastejar e passar por obstáculos com auxílio.

  1. – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

        Na linguagem oral e escrita, Lucas identifica seus amigos e professora pelo nome, se expressa com clareza e riqueza em seu vocabulário. Embora apresente algumas frases incompletas e repetição das palavras, consegue comunicar seus desejos e opiniões.

        Com relação ao seu conhecimento matemático, diferencia tamanhos, quantidade e identifica algumas formas e cores.

        Produz trabalhos artísticos através de desenhos, pinturas e colagens, manipula diversos materiais, tem progredido em suas produções e criatividades.

        Em natureza e sociedade explora o ambiente, estabelecendo contato e vínculo com as pessoas, percebendo plantas e o que há da natureza demonstrando interesse e curiosidade. Demonstra conhecimentos de seu próprio corpo, suas características e necessidades.

        Nas atividades musicais, ouve e discrimina sons e ritmos, canta e dramatiza, porém, necessita de auxílio para não dispersar do que está sendo solicitado.

        Tem grande dificuldade em se concentrar e esperar a sua vez de fazer a atividade. Quando a atenção da professora é voltada para outra criança, Lucas reage emitindo sons constantes até que seja notado. Demora bastante a responder quando chamado pelo nome.

        Utiliza bastante a imaginação para contar como foi seu final de semana nas rodinhas realizadas pela professora.

        Baseado nas conclusões de Piaget sobre as etapas de desenvolvimento infantil, Lucas se encontra na fase Pré- Operatória (2 a 7 anos de idade). Durante a maior parte dessa fase predomina o pensamento egocêntrico, ou seja, a criança pode continuar entendendo o mundo segundo sua perspectiva. A representação exerce papel importante no estágio pré-operatório, pois é quando a criança utiliza-se da imitação como um progresso na sua comunicação, que é fortemente marcada pela linguagem, e atribui a imitação dos objetos e pessoas, para atingir tal a proposta. A imitação mostra que a atividade de representação já está assimilada. Destacam-se nesta fase as noções de contos de fadas, fantasias. Ela permite que a criança, atribua a atividade menta e nesse processo, como a: recordação, e as distintas relações do real e irreal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (99.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com