TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Licenciatura em Letra – Português

  Turma 152    Polo Bauru

Ana Caroline Pissolatto

RA 20015200058

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Bauru, novembro de 2016

RESUMO

No livro Interação escola-família: subsídios para práticas escolares, as autoras Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri, traz um conjunto de ideias, informações, situações-problemas, pesquisas acadêmicas e algumas iniciativas e projetos relevantes que estão sendo desenvolvidas em diversos municípios, escolas e secretárias da educação do Brasil todo para que de alguma forma esteja acessível e que auxilie os profissionais da área educacional a desenvolverem projetos e políticas de interação escola-família que favoreçam o ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes.

O estudo está dividido em três partes. Na primeira parte as autoras trazem algumas reflexões históricas conceituais que mostram como as transformações ocorridas ao longo do passar do tempo afetam e modificam as relações, funções, finalidades das instituições. A segunda parte trata sobre a maneira como os conceitos são colocados em prática para o desenvolvimento do projeto, apontando os elementos fundamentais para a construção de práticas de interação das escolas com as famílias. Já a terceira e últimas parte, mostra diversos projetos, programas ou políticas que estão sendo desenvolvidos em todo o país que estimulam a relação escola-família.

O projeto tem como princípio a ideia de que a escola deve garantir as crianças e adolescentes o direito a aprendizagem, cabendo à família apoiar todo o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvidos pelos professores juntamente com os alunos.  Para que isso ocorra, é preciso que os professores envolvidos tomem consciência e estejam cada vez mais próximos do contexto social de seus alunos, ou seja, optando por adotar uma abordagem relacional entre a educação e a realidade de cada criança e adolescente para obtenha uma eficácia.

O desenvolvimento dessas práticas, segundo o livro, consiste na participação ativa das famílias na vida escolar de cada aluno, para que os profissionais envolvidos sejam capazes de dar continuidade ao trabalho e alcançar a finalidade do projeto, ou seja, a participação da família é decisiva para que as práticas escolares se tornem mais eficazes, focando a aprendizagem dos alunos.

Ainda de acordo com o projeto, o sistema de ensino também desempenha função no projeto de interação escola-família. Segundo de Castro e Regattieri: “Cabe aos sistemas de ensino o estabelecimento de programas e políticas que ajudem as escolas a interagir com as famílias, apoiando assim o processo de desenvolvido pelos professores junto com os alunos.”

Porém, durante o desenvolvimento projeto, participação da família-escola e a aproximação do professor com o universo e o contexto social de cada aluno afetam diretamente as capacidades e funções que o profissional da área da educação desempenha, mostrando exatamente as transformações que ocorreram e que vem ocorrendo afetam as atribuições do professor.

O projeto ao ser desenvolvido prioriza alguns princípios fundamentais para que a interação escola-família traga resultados significantes na aprendizagem dos educandos. Entre estão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com