TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Aprendizagem de Bebês, Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos

Por:   •  20/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos

[pic 2]

SUMÁRIO

1. OBJETIVOS ..................................................................................................... 04

2. INTRODUÇÃO ................................................................................................ 05

3. RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO (CRIANÇA) .......................................... 06 - 08

4. RELATÓRIO INDIVIDUAL .......................................................................... 09

5. ANÁLISE ..........................................................................................................10-11

6. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................12

7. CONCLUSÃO ..................................................................................................13

8- FONTES BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................14

Objetivos:

1. Compreender as diferentes etapas do desenvolvimento infantil;

2. Reconhecer na criança os aspectos do desenvolvimento cognitivo,

psicomotor, emocional e social;

3. Construir uma análise crítica das observações realizadas à luz das

diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem;

Introdução:

Este trabalho tem a finalidade de expor as observações realizadas por mim, e foi

baseado na fase do desenvolvimento infantil.

O aprimoramento da formação acadêmica será obtido realizando a pratica e com

constante absorção de novas ideias.

Esta produção conseguiu unir as informações teóricas, conseguidas pelas aulas e

leituras dos materiais, com a parte prática, possibilitando assim a identificação das intervenções para as situações atinentes à futura atividade profissional. Ademais esta disciplina visa conceder aos futuros professores uma aproximação com realidade.

Relatório de Observação – Criança (2 a 11 anos de idade)

Data: 29/04/2019

Início: 8:00 horas

Término: 11:00 horas

Nome da criança: Maria Alice Nogueira.

Sexo: Feminino

Idade: 7 anos

As observações foram feitas na residência da avó materna da criança localizada na Rua Vicente Carlos Marques, n°52, Centro, Japeri, Rio de Janeiro. A criança em pauta chama-se Maria Alice que tem 7 anos de idade e está cursando o primeiro ano de escolaridade.

A primeira observação deu inicio às 08:00 horas do dia 29 de abril, Maria Alice chega na casa da avó junto com o seu pai Ricardo, que a deixa aos cuidados da sogra para poder ir trabalhar, a mãe da menina saiu ás 6:00 horas para lecionar em uma escola no município de Queimados. Maria Alice chega um pouco sonolenta, deita-se no sofá, liga a TV e assiste um pouco de desenho animado. Por volta das 8h25min, toma o seu café da manhã, após brinca um pouco de boneca e com massa de modelar junto com a prima Helena que mora ao lado da casa de sua avó. Maria Alice brinca por quase uma hora com sua priminha até sua vó a chamar para fazer suas tarefas escolares. Ela faz suas atividades com atenção e dedicação, apesar de não gostar de colorir os desenhos das atividades. Vó Mila toma a leitura que a professora passou para estudar. Depois de realizar suas atividades escolares Maria Alice volta a brincar com sua prima Helena, agora a brincadeira é de mãe e filha, Maria Alice é a mãe e Helena a filha. As duas brincam e em nenhum momento há algum desentendimento. A avó de Maria Alice a chama para se arrumar para ir para escola, ela reclama um pouco mas acaba indo para o banho. Assim que termina o banho, Maria Alice desembaraça os cabelos, põe o uniforme e almoça, escova os dentes, escolhe um lindo laço rosa para colocar na cabeça e para combinar usa um batom pink. Assim, encerro minhas observações do primeiro dia de acompanhamento do desenvolvimento infantil.

2º Relatório de Observação – Criança (2 a 11 anos de idade)

Data: 30/04/2019

Início: 09h00min

Término: 12h00min

Nome da criança: Maria Alice Nogueira.

Sexo: Feminino

Idade: 7 anos

As observações de hoje começam na casa da avó de Maria Alice, pude acompanhar a criança durante a sua aula de reforço, com a professora particular Cristalina. Durante o reforço Maria Alice realizou as tarefas de casa, leu um pequeno texto e realizou uma intervenção na leitura e escrita através de jogos educacionais (ela deveria montar o nome da figura com as letras móveis e jogo da memória), antes de encerrar a aula Maria Alice pediu para fazer um desenho para presentear sua tia Merciana que estava fazendo aniversário nesse dia. Após a aula, Maria Alice andou de patinete no quintal, mas logo correu para dentro para assistir uns vídeos no Youtube ( Canal do Luccas Neto). Onze horas sua avó a chama para se arrumar para escola. Maria Alice toma banho, almoça e se maquia, passando um pouco de sombra lilás, batom num tom combinando com a sombra e que combina também com o laço que ela vai usar hoje. Depois de pronta Maria Alice vai junto de sua avó para o portão esperar o transporte escolar, nesse momento a menina fica muito empolgada pois ali é o ponto de encontro dos demais coleguinhas para pegar a van. Maria Alice, Guilherme e Júlia brincam de pega-pega, correm na calçada até a hora em que o transporte chega para pegá-los. Assim, encerro minhas observações do segundo dia de acompanhamento do desenvolvimento infantil.

3º Relatório de Observação – Criança (2 a 11 anos de idade)

Data: 01/05/2019

Início: 09h00min

Término: 12h00min

Nome da criança: Maria Alice Nogueira.

Sexo: Feminino

Idade: 7 anos

As observações de hoje começam na casa da própria Maria Alice, situada na Rua João de Lucas, n°02, centro, Japeri, Rio de Janeiro. Hoje Maria Alice está muito feliz, é feriado, seus pais: Ricardo e Verônica estão em casa e ela receberá a visita do seu primo Marcos Paulo. Sua mãe, olha a mochila, verifica as atividades, pede para Maria Alice escolher um livro para que elas possam ler antes que as visitas cheguem para almoçar. Maria Alice escolhe o livro da Chapeuzinho Vermelho, um dos seus preferidos. A mãe começa a ler e a menina termina as frases, ao término da história, Verônica pede para que Maria Alice arrume seus brinquedos e pede para que ela não espalhe todos os brinquedos de uma vez. A campainha toca, seu priminho Marcos Paulo chega e ela o agarra com toda a força. Marcos Paulo corre para o quarto de Maria Alice e os dois começam a brincar com uma slime (um tipo de massa de modelar). Maria Alice e Marcos Paulo logo enjoam e vão para o quintal, um pega a bicicleta e o outro o patinete dão inúmeras voltas e trocam várias vezes de brinquedo. Com a família reunida para o almoço termino as minhas observações do terceiro dia de acompanhamento do desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com