TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Por:   •  2/7/2015  •  Monografia  •  10.424 Palavras (42 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

FACULDADE CIDADE DE GUANHÃES.

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE GUANHÃES LTDA.

Walderi andré de oliveira  

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU DE VARZINHA

GUANHÃES  -   MG

2012


walderi andré de oliveira

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU DE VARZINHA

        

Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino na Matemática da FACIG - Faculdade Cidade de Guanhães, como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Especialista em Matemática.

Orientador Professor Matheus Rodrigues dos Santos

GUANHÃES – MG

2012

walderi andré de oliveira

 

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU DE VARZINHA

Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino na Matemática da FACIG - Faculdade Cidade de Guanhães, para obtenção do título de especialista na disciplina de Matemática.

Aprovada em ____/____/____

________________________________________________

Professor Matheus Rodrigues dos Santos

Dedico este trabalho a todos aqueles que de forma impulsora auxiliou-me na elaboração e desenvolvimento deste trabalho. Em especial ao Professor Matheus Rodrigues dos Santos, pela sua paciência, dedicação, orientação e também na elaboração concreta das ideias, a cada momento que incentivou e instruiu, guiando assim os meus saberes e demonstrando a real importância dessa pesquisa.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus que nos deu a vida e está sempre presente em nossos caminhos e pela oportunidade de concluir este trabalho.

Aos meus queridos pais, grandes educadores, que desde cedo mostraram o valor da vida e o compromisso de vivê-la de forma intensa, com o vigor e a sabedoria de um peregrino que sempre está em busca de novos caminhos.

Aos meus familiares que ao decorrer da realização desta pesquisa incentivaram, colaboraram e pacientemente souberam compreender o meu envolvimento na elaboração deste trabalho.

RESUMO

Este trabalho descreve como o ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia matemática, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Consequentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade apoiados não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social.

ABSTRACT

This paperwork describes how the Mathematics teaching process evolved and made itself more and more necessary for a better comprehension of the problems in learning it. The history of the Mathematics has shown us that some of the things that look to us as pure abstraction, maybe fantasy, later revealed itself as a valuable teaching tool. In fact learn mathematics is not an easy task, but it is made necessaryto create ways of innovating its teaching, showing in a daily basis how important this knowledge is. Therefore, the action of the teacher is fundamental to prevent a mechanical learning of mathematics, but a true reflection about what is being learned. For acting I mean not providing the answer to the problems, it is to guide and motivate the student building the evolution of his learning process. Said that, mathematics needs to be taught in such a way that the student ´s logical investigation capacity is stimulated. Therefore, teacher´ s main task is to develop creativity, based not only on his knowledge but also to his application to the other sciences, to technology and social progress.

SUMÁRIO

1 Introdução..............................................................................................................10

2 Objetivo Geral........................................................................................................12

2.1 Objetivo Específico ...........................................................................................12

3 Justificativa do Tema ...........................................................................................12

3.1 Metodologia........................................................................................................12

3.2 Problema de Investigação.................................................................................13

CAPÍTULO I ..............................................................................................................14

1.1 Das Comunidades Primitivas à Sociedade Moderna......................................14

1.2 Matemática para os não Matemáticos .............................................................18

CAPÍTULO II..............................................................................................................20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74 Kb)   pdf (507.6 Kb)   docx (96.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com