TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 3º Semestre - Plano de Trabalho Docente

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: LETRAS

2º ANO

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Avaliação e Currículo; Multimeios Aplicados à Educação; Educação Inclusiva e Competências Profissionais.

Título: Construção de uma proposta de trabalho docente que permita o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita – letramento – de maneira interdisciplinar e que contemple, também, a mediação pedagógica do professor e da tecnologia em sala de aula.

RA:

Aluna:

Tutora à distância: Aline Gonçalves Nogueira

Sorocaba / SP

29/05/2018

Sumário

  1. Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------3
  1. Metodologia------------------------------------------------------------------------------------------4
  1. Plano de trabalho docente-----------------------------------------------------------------------6
  1. Considerações Finais-----------------------------------------------------------------------------8
  1. Referências -----------------------------------------------------------------------------------------9

1.0 Introdução:

Quase 30% das crianças que chegam ao 5º ano apresentam rendimento inadequado em compreensão leitora, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esses dados confirmam a sensível diferença entre alfabetização e letramento.

Ser alfabetizado é saber codificar letras e números, no seu sentido estrito, ou seja, compreender a tecnologia da escrita. A alfabetização se ocupa da aquisição dessa tecnologia da escrita, fator esse muito importante, pois crianças muito pequenas não tem, ainda, a capacidade necessária para compreensão de fato; apenas decoram suas imagens e as reproduzem como entendem. Essas crianças precisam, em conjunto com a alfabetização, passar pelos estímulos do letramento, pois sem ele ficarão limitadas às combinações de letras e símbolos que conhecem, apresentando posteriormente dificuldades no aprendizado de palavras novas e interpretações de textos.

Letramento é uma palavra traduzida para o português do inglês “literacy”, que pode ser significada como a condição de ser letrado. E ser letrado compreende responder às demandas sociais da leitura e da escrita, de forma que as mais variadas formas de habilidades de interpretação dos gêneros textuais sejam desenvolvidas. O letramento forma cidadãos atuantes e interacionistas, que conhecem a importância da informação, trabalhando com os distintos usos de escrita da sociedade.

A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social, e a palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora a palavra “literacy” já constasse do dicionário desde o final do século XIX, foi nos anos 80, que o fato tornou-se foco de atenção e de estudos nas áreas da educação e da linguagem. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e imprópria síntese dos dois procedimentos. O conhecimento das letras (alfabetização) é um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita. Portanto, podemos entender que ambos processos não podem ser separados, pois o princípio do aluno no universo das letras se dá com o desenvolvimento concomitante da alfabetização e letramento.

Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. Letrar significa colocar o aluno num mundo onde ele entenda os distintos usos da escrita na sociedade e isso se inicia muito antes da alfabetização: é quando a criança começa a interagir com o seu contexto social, tornando o letramento um fenômeno cultural, já que a criança vai pela primeira vez à escola com algum conhecimento já absorvido de seu cotidiano.

2.0 Metodologia:

Na escola, a criança aprenderá a interagir com o caráter social da escrita; ler e escrever textos significativos. Entendendo a importância do letramento, deixamos de aplicar um ensino repetitivo e automático; e isso deve ser feito num processo contínuo, para que os alunos deem conta dos textos imprescindíveis para realizar as novas exigências que vão surgindo no decorrer do tempo. Considera-se que a leitura é uma habilidade que, uma vez adquirida pelos alunos, pode ser aplicada sem problemas a múltiplos textos. Então, nessa sequência de ações, o aluno tem oportunidade de participar, de pertencer, de estar junto, de somar e de agir. 

Porém, a leitura não é só um meio de adquirir informação: ela também nos torna mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas. Isso necessita de uma intervenção específica. Se uma leitora experiente, mas sem conhecimento de filosofia, ler um texto filosófico, provavelmente terá dificuldades, pois não estará familiarizada com esse material. É preciso planejar estratégias específicas para ensinar os alunos a lidar com as tarefas de leitura dentro de cada disciplina. 

Acredito que professores da área de línguas têm um papel importantíssimo para ajudar os alunos a melhorar a leitura e a composição de textos. Os responsáveis pelas demais disciplinas, por sua vez, podem lidar com textos mais específicos: um exemplo, digamos, pode ser o planejamento de um professor de história, ensinar a resumir textos como relatos; o de ciências ajude a produzir relatórios e a entender textos instrucionais e assim por diante.

Outra proposta é, sempre que possível, trabalhar com enfoques mais globalizantes, com toda a equipe reforçando procedimentos de leitura e produção escrita. Podemos enfocar também que a nossa escola atual propõe o letramento e alfabetização da criança através do contato com uma gama variada de portadores de texto, com destaque especial aos livros de Literatura Infantil, hoje disponibilizados amplamente pela Internet.

A criança, ao ficar inserida nesse contexto, amplia seu mundo letrado rico em significados. Ao entrar em contato com o universo dos contos de fadas a criança enriquece sua existência pela diversidade. Ela vai construindo o seu conhecimento da linguagem escrita de maneira prazerosa e interessante, além de atingir os objetivos pedagógicos da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com