TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA

Por:   •  31/8/2018  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SÃO JOÃO DOS PATOS – CESJOP

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA: TEORIAS LITERARIAS

PROFESSOR: ABÍLIO MONTEIRO

        

FRANCIELEM DE FÁTIMA PINTO DA SILVA

RESUMO DO FILME “EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA”

SÃO JOÃO DOS PATOS-MA

AGOSTO,2018

___________________________________________________________________________

Em Busca da Terra do Nunca, Direção e Produção: Marc Foster, Reino Unido: Marc Foster, 4 de fevereiro de 2005, 1 DVD.

Em busca da terra do nunca é um filme de origem britânica de 2004, um drama biográfico com direção de Marc Foster, com o roteiro baseado na peça teatral de Allan Knee. O filme conta a história de Sir James Matthew Barrie, autor de uma obra muito famosa Peter Pan. Barrie é um famoso autor que se encontra em dificuldades de inspiração em suas peças teatrais que acabam por não agradar ao público. Em meio ao um desentendimento com sua esposa, Mary Anssel Barrie, James busca em outros lugares a inspiração que necessita.

Logo em um parque conhece Sylvia Davies, que é mãe de quatro crianças que com o passar do tempo acaba criando um laço muito forte com essa família Em seguida James encontra inspiração nos filhos de Sylvia para a criação do mundo mágico de Peter Pan. Barrie se verá novamente como uma criança ao se relacionar com os meninos Davies o artista brinca de indio, pirata empina pipa e participa de grandes aventuras, ele busca estimular a imaginação das crianças para que vivam como tal de maneira intensa. Logo James já inspirado consegue finalmente o sucesso que almejava com a peça, com uma sacada inteligente para poder conquistar o público ele reserva vários lugares no teatro para crianças. Com isso ele consegue deixar o ambiente local mais agradável e alegre visto que as crianças tem esse dom de alegrar tudo e trazer certa magia com sua ingênuidade.

 Um fato de destaque é que o dramaturgo se torna realmente tutor das crianças logo após a morte de Sylvia em 1937 devido a uma pneumonia. Outro destaque é que mesmo em vida Barrie doou todos os lucros juntamente com os direitos autorais de Peter Pan para o hospital pediátrico Great Ormond Street. A história passada pelo o filme é tão forte e verdadeira que acabamos criando empatia com todos não somente por uma grande atuação da maioria dos atores, mas pela crítica que o filme trás da sociedade da época. A era Vitoriana trouxe fartura e paz para o País na época, mas consequentemente trouxe queda e mortalidade para a população. James também sofreu com muitos preconceitos da sociedade na qual o chamavam de pedófilo, quando suas intenções eram totalmente diferentes e puras.

Enfim para criar um paralelo de uma passagem do filme que exemplifica o texto “A arte como procedimento” pode-se citar uma das cenas mais bonitas, emocionantes e triste ao mesmo tempo, na qual Barrie chega ao parque para consolar Peter da morte de sua mãe. Peter inconformado reluta Barrie sobre sua partida, logo James diz a Peter que sua mãe mora dentro de sua imaginação e que ele pode encontra-lá sempre que quizer em seus pensamentos. O autor do texto “A arte como procedimento” relata que “a arte é pensar por imagens” seria isso que Barrie tentou passar para Peter a imagem que ele pode buscar em seus pensamentos da sua mãe é uma espécie de representação poética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com