TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: EXPLORANDO LETRAMENTOS

Por:   •  21/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PALMAS

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

ANA CAROLINE FAGUNDES DUPONT

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: EXPLORANDO LETRAMENTOS

  1. Palmas-TO
  2. 2019

  1. ANA CAROLINE FAGUNDES DUPONT

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: EXPLORANDO LETRAMENTOS

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, como requisito avaliativo da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Licenciatura em Letras-Português, sob a orientação da Professora Drª. Ana Lourdes Cardoso Dias.

  1. Palmas-TO
  2. 2019
  3. SUMÁRIO
  4.  INTRODUÇÃO        3
  5. 1. JUSTIFICATIVA        4
  6. 2. OBJETIVOS        4
  7. 2.1. OBJETIVO GERAL        4
  8. 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4
  9. 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5
  10. 4. METODOLOGIA        7
  11. 5. CRONOGRAMA        7
  12. 6. REFERÊNCIAS        8

Introdução

Segundo o estudo “Um olhar sobre a Educação”, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas sem diploma do ensino médio: mais da metade dos adultos (52%) com idade entre 25 e 64 anos não atingiram esse nível de formação. (PORTAL ODS). Os números são alarmantes e os mais motivos diversos para a não conclusão do ensino médio na idade regular, porém, ainda há uma oportunidade de conclusão através do Proeja.

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja) disponibiliza a comunidade a oportunidade de concluir a educação básica e ao mesmo tempo uma qualificação profissional por meio de cursos técnicos disponibilizados. No Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas os cursos ofertados são: Manutenção e Operação de Computadores (40 vagas) e Atendimento (40 vagas).

Devido à faixa etária (todos os alunos são maiores de 18 anos), maior parte destes estudantes já terão responsabilidades com suas famílias e/ou seu trabalho, ou seja, não terão como prioridade o estudo, tendo apenas parte de seu tempo a ser dedicado e ainda com inúmeras dificuldades. Então, surgem os seguintes questionamentos: Como o professor de língua portuguesa obterá êxito no processo de ensino deste perfil de aluno? Quais práticas e quais as formas que o professor poderia utilizar para facilitar este processo?

Explorando letramentos, elaborando estratégias, aplicando novas metodologias adequadas para o tipo de aluno e focando na didática que o professor utiliza, esta pesquisa propõe uma melhora significativa no aprendizado de língua portuguesa dentre os alunos do Proeja. É imprescindível que o ensino médio seja concluído com esses estudantes tendo a capacidade de interpretar um texto, tendo sim noções gramaticais, mas percebendo os papéis enunciativos por traz de um texto, sabendo quem o produz, para quem e qual sua finalidade.

 

  1. Justificativa

O aprofundamento sobre as questões que envolvem o ensino de língua portuguesa no ensino médio, especialmente desse tipo de aluno, faz-se necessário para que ocorram mudanças na didática do professor, que na maior parte dos casos é estagnada e ultrapassada, dificultando o aprendizado do que realmente é necessário para a formação de um indivíduo crítico perante a sociedade.

O ensino da gramática é um dos mais fortes pontos de engessamento, tendo a gramática como uma série de ordens e regras a serem obedecidas, sem as devidas explicações sobre as diversas exceções e incoerências que existem. É preciso que o ensino destas regras sejam expostas possibilitando o aluno a associar sua gramática internalizada, assimilando o conteúdo com muito mais facilidade e saindo do padrão de aula repetitiva, monótona e cansativa.

Portanto, o tema pesquisado visa  auxiliar estudantes de licenciaturas e também de professores já formados para que haja um entendimento de que por diversas vezes, apesar de todo o esforço e empenho na trajetória da formação acadêmica, para que a matéria exposta seja compreendida há a necessidade de aprofundar os estudos de multiletramentos e optar por metodologias de ensino mais claras e diversificadas.

2. Objetivos

     2.1 Objetivo geral

Analisar sobre os problemas existentes no aprendizado de língua portuguesa no Proeja do Instituto Federal do Tocantins, o papel do professor, sua metodologia de ensino e expor as possíveis maneiras de melhora no processo de ensino, explorando letramentos.

      2.2 Objetivos específicos

  • Investigar teorias que mostrem diferentes tipos de letramentos e metodologias a serem exploradas para melhoria do ensino básico.
  • Analisar fatores que possam contribuir para a dificuldade do aluno do Proeja em obter o conteúdo exigido e concluir sua formação.
  • Propor métodos para o professor solucionar o problema de aprendizagem, enquadrando-se a realidade diferenciada que o programa possui.

  1. Fundamentação teórica

         O termo letramento surgiu no Brasil em meados da década de 80 e trata-se de um conjunto de habilidades individuais que envolvem diretamente o aprendizado do indivíduo com o meio em que ele vive. Fontes deste processo estão presentes no dia a dia, na família, na igreja, na escola, etc. cada um com seu tipo de saber.

 Segundo ROJO (2009):

O “significado do letramento” varia através dos tempos e das culturas e dentro de uma mesma cultura. Por isso, práticas tão diferentes, em contextos tão diferenciados, são vistas como letramento, embora diferentemente valorizadas e designando a seus participantes poderes também diversos. (ROJO, 2009, p. 99).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (350.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com