TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.908 Palavras (12 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................

1  ESTÁGIO  CURRICULAR  OBRIGATÓRIO:  ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO .........................................................................................................

1.1 Caracterização da Instituição ................................................................................4

2 ROTINA OBSERVADA ............................................................................................7

3 REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................................9

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ................11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO ...............................................................................14

6 MOSTRA DE ESTÁGIO .........................................................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................17

REFERÊNCIAS .........................................................................................................18



INTRODUÇÃO

        

        O estágio é um ato educativo escolar a ser desempenhado pelo aluno regularmente matriculado. Apresenta como objetivo concluir a formação acadêmica do aluno em um ambiente de trabalho profissional.

        O estágio necessita, deste modo, harmonizar o desenvolvimento técnico, científico e cultural, portanto como o exercício da cidadania, consecutivamente ressaltando a estreita semelhança com os conteúdos, com as diretrizes curriculares e com o Projeto Pedagógico do Curso.

        


  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 Caracterização da Instituição

        Escola Municipal Professora Vera Lúcia Lemos Costa - Ensino Fundamental I.

Telefone: (43) 3267-1007

Endereço: Avenida Prefeito Raul Proença, centro – São Jerônimo da Serra – PR.

        A comunidade em que a Escola está inserida é de classe média, e possui muitos pais que participam da vida escolar de seus filhos, colaborando e influenciando no bom aprendizado e no comportamento das crianças.

O currículo é organizado por disciplina com utilização de livros didáticos demais recursos vídeos, internet, leitura de livros paradidáticos na biblioteca. Algumas atividades desenvolvidas na escola são abertas aos pais como: festa junina, feiras ambientais, comemorações de datas e outras.

Acontece a avaliação periodicamente de forma somática com recuperação paralela ao final de cada trimestre.

O calendário escolar está dividido em três trimestres distribuído em 200 dias letivos. Existem projetos para formação de professores na rede municipal que abrangem os professores do ensino fundamental em todos os níveis com destaque para algumas disciplinas com séries iniciais, matemática, língua portuguesa, história e ciências.

A avaliação é realizada através de atividades de sala de aula, trabalhos, avaliações, participação, trabalhos de campo e etc. A principal meta da escola é formar cidadãos de bem conscientes, livres de drogas e etc.

A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva. Não há escolas perfeitas, mas escolas adaptadas. Adaptadas a pessoas, situações e momentos. E, por isso, há espaços melhores e piores. Há espaços a manter, espaços a melhorar e espaços a mudar.

A instituição que foi realizado o estagio ainda percorre um grande caminho para atender as necessidades especiais dos portadores de deficiência seja ela qual for, o ambiente ainda não está adequado a demanda de tais crianças, portanto cabe a prefeitura realizar um projeto para adequação das escolas do município.

Mesmo com as dificuldades a escola atende crianças portadoras de deficiências, mas encontra a falta de estrutura e de pessoal capacitado, além de prejudicar alunos, também incomoda professores. Os relatos de profissionais que se sentem sobrecarregados por ter uma sala com grande número de alunos e ainda estudantes com necessidades especiais, que demandam maior atenção e cuidados, como idas ao banheiro.

        A escola abraça com grande garra, pois a nossa cidade possui uma grande adversidade cultural, procurando atender da melhor forma todo nosso público alvo.

        A Escola, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o compromisso de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

        De acordo com o que observei e pesquisei essa escola é bem conceituada na cidade, os profissionais são envolvidos e trabalham com o mesmo objetivo. As salas são amplas e bem arejadas. Uma coisa que me chamou a atenção foi o hora do recreio, saem duas classes por vez. Assim não dá chance dos alunos maiores implicarem com os menores.

        Por meio de observação do método da professora, observei a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com