TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao na escola

Por:   •  7/7/2015  •  Artigo  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

 INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BEATRIZ APARECIDA BERNARDES GONÇALVES [1]

RESUMO

Hoje em dia muito se fala em musica na Educação Infantil, e nesse foco sociocultural iremos refletir e entender o processo musical junto com os objetivos e questões dessa dinâmica dentro das instituições escolares de ensino fundamental. Iremos compreender a teoria dessa linguagem que auxilia o raciocínio e aprendizagem da criança e sua importância sobre a prática pedagógica. Este trabalho tem como proposito levar aos leitores a reflexão sobre a produção musical na educação infantil O trabalho tem grande importância na educação, onde predomina como facilitadora no processo de ensino/aprendizagem. Além de ser um instrumento capaz de fazer do ambiente escolar um lugar mais descontraído, propiciando o conhecimento musical e cultural do aluno.

Palavras chaves: aprendizagem, educação infantil, musica.

1. INTRODUÇÃO

 A música na Educação Infantil surgiu através de sua própria ausência, onde essa reflexão interferiu em grandes mudanças nos currículos das instituições fundamentais do país.

 Sabemos que são poucas as instituições que incluem a disciplina “Musica” em seu currículo, contudo a musica sempre esteve ligada a Educação, sendo umas das práticas comum, administradas nas series fundamentais principalmente no recreio, nas festividades comemorativas. Sabe-se que a presença da música dentro dessas instituições é poucas compreendidas.

Neste sentido, podemos dizer que a musica esta ligada na área pedagógica infantil colaborando para o desenvolvendo as áreas psíquicas, intelectual e social do aluno.

Sabemos que a introdução da música na Educação Infantil vem atendendo seus critérios pedagógico, proporcionando a criança o desenvolvimento afetivo, cognitivo, colaborando e refletindo no aspecto de aprendizagem.

Nos dias atuais mesmo com toda rapidez e avanço da tecnologia em diversos eventos culturais no cotidiano escolar, ainda a questão da musica é de forte ausência dentro da pedagogia infantil. Desta forma através deste estudo iremos fazer uma analise sobre o papel da musica dentro da escola e buscar sua importância, analisando sua influencia, contribuindo para uma visão intercultural frente a atual cultura, objetivando novas experiências na área pedagógica.

1.1 - Objetivo

Analisar através deste estudo as principais influencia da musica na Educação Infantil e suas limitações pedagógicas, na observação do comportamento das crianças diante do trabalho com musica, proporcionando uma reflexão e decisão nas escolas de rede publica e privadas e na formação dos professores na construção de bases estéticas e culturais.

1.2 - Justificativa

Desde que a musica deixou de ser obrigatório nas escolas principalmente na disciplina de Educação Artística, sendo excluída do currículo fundamental, hoje em dia encontramos que poucas instituições escolares incluem em seu ensino pedagógico a disciplina “musica”, distanciando-se do prazer do fazer musical. A música sempre esteve ligada a vida humana e hoje ela pode ser vista não só como entretenimento, mas como parte do desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional dos alunos.

Desta forma é que apresento esse trabalho de reflexão e valorização da musica na educação fundamental, como um dos desafios para as novas escolas.

1.3 - Problema

A) O que a musica significa na educação pedagógica?

B) O que devemos levar em consideração na inclusão da educação musical?

C) onde a musica vai ocupa o atual currículo?

D) quem pode ser o educador musical?

E) quais as possibilidades e quais os seus limites no ensino fundamental?

F) como trabalhar de forma didática com as crianças no objetivo de contribuir p aprendizagem

1.4 - Hipóteses

Diante da realidade o ensino da musica como disciplina não apresenta uma característica própria, sendo sua pratica restrita dentro do sistema escolar de ensino, contudo essa questão nos leva a explorar, dentro do ensino fundamental uma relação de valores e praticas que futuramente incorporem a musica dentro das instituições de ensino fundamental.

2 METODOLOGIA

A elaboração da pesquisa foi de forma qualitativa, exploratório por meios de estudos bibliográficos, através de variados artigos, livros, documentários, entre outras na busca de compreender e interpretar a influência da música na Educação Infantil. Buscamos entender o verdadeiro significado da música no ensino fundamental, através da literatura.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Sabemos que a música como meio de arte tem estado presente de alguma forma nas escolas brasileiras de diversas maneiras, porém deparamos com a realidade onde são poucos aqueles que compreendem o seu valor no que se refere à educação e qual seu papel na formação do indivíduo.

No que se refere ao trabalho com a música dentro das escolas, ela por si está relacionada com múltiplas dimensões importantes: como no ato de escutar, cantar, tocar, dançar, etc. Sendo que seu trabalho integra diversos procedimentos que podem ser assimilados isoladamente sendo necessários conhecimentos específicos.

Segundo Brasil (1998). A prática do ensino da música dentro do currículo escolar fundamental hoje esta com acesso irrestrito, observamos uma dissonância no que se refere o ensino da “arte”. A música antigamente era uma arte bastante presente na história da humanidade, sendo uma das formas mais importantes da característica culturais, e no que se refere à educação é um poderoso meio de integração social, destacando que a musica é uma linguagem que proporciona a criança um melhor aproveitamento da aprendizagem como todo, melhorando o raciocínio, atendendo vários objetivos psíquicos. Para Rosa (1990, p.20) “pode-se dizer que a música contribui sistemática e significativamente com o processo integral do desenvolvimento do ser humano”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com