TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Filosofia

Por:   •  26/10/2015  •  Ensaio  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

              Aplicação da Filosofia Social na Educação e Governo Brasileiro
         


              A educação atual não se propõem ao nome educação e sim um
adestramento de seres com intelecto. A diferença da educação atual e a correta, é que uma restringe o ser humano a pensar de maneira padronizada, já a educação correta leva aos alunos e professores a verdadeira liberdade, ao verdadeiro ser humano livre e integrado, com seus pensamentos autônomos preenchidos com o autoconhecimento. Um exemplo superficial seria: quando adestramos um cachorro. O animal segui nossas ordens por uma recompensa ou por ele ser oprimido, a educação atual, junto com os sistemas políticos e religiosos tomam isso como um exemplo benéfico.  A educação correta é a verdadeira educação, pois ela não só ensina aos alunos uma disciplina específica, mas sim auxilia-os para serem cidadãos integrados e livres, como se fossem liberta-los de uma gaiola e ensina-los a voar como pássaros, tendo liberdade para seguir suas escolhas e construir seus próprios caminhos durante a plenitude de vida.
   

             O maior equívoco humano subsistente é o pensamento “pluralidade individual”, o governo padroniza a educação de uma forma viável para a economia, conduzindo os jovens para bons status em cargos efetivos. A educação é voltada para o mercado de trabalho, não existe de certa forma liberdade de expressão para os alunos, eles são obrigados a seguir aquilo como se fosse uma única saída, e isso é uma opressão e todo oprimido cria um opressor dentro de si, e assim nunca iremos evoluir como bons pensadores e passaremos essas falhas para as próximas gerações. - Particularmente não vejo problemas em o governo investir na educação para o bem-estar social do seu país, isso é muito coerente em certo ponto, podemos seguir outros caminhos para que a economia e a integridade intelectual não se submetam ao caos, mas na nossa atualidade  há um desequilíbrio demasiado nessa questão.

           
“A educação é uma das melhores saídas para evoluirmos constantemente, para isso não só precisamos de profissionais qualificados, mas sim de uma mudança estrutural adequada para todos os tipos de países, culturas, tradições, pensamentos e etc... “


                Uma parte dos filósofos, pedagogos e educadores em geral tendem em pensar dessa forma para resolver os problemas sociais, todavia se esquecem que nós seres humanos temos uma diversidade cultural e psicológica enormemente variada. Isso acaba invalidando o pensamento filosófico social, criando um circulo vicioso, onde há necessidades de criar novos pensamentos para tentar resolver os com incoerências iniciais. Para alguns “intelectuais” isso é algo positivo, porém isso afasta demasiadamente o que foi proposto para ser resolvido, e por essa razão não conseguimos fixar em um problema para solucionarmos, e naturalmente cria-se outros problemas que não tem como referência o enredo principal.

                     
"Não se pode resolver os problemas utilizando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos".-(Albert Einstein)

                 Para resolvermos tais problemas precisamos de foco e determinação intelectual. O senso comum diz que para um país se desenvolver gradativamente necessita dos processos básicos, eles são: saúde e educação, isso pode ser “comum”, mas observando criticamente essa é a base de qualquer país, seja elas política de esquerda ou direita, precisamos desse suporte para andarmos, sem esses apoios que só o governo pode oferecer, não conseguiremos chegar a lugar nenhum. Entres todas as ciências humanas e sociais a que melhor se aplica nesses devidos conceitos é a filosofia, mesmo ela não sendo uma ciência humana e social especificamente. Temos que cogitar do porque a educação é precária no Brasil, para entendermos bem, convido-os caro leitores para uma “pensar-solução”:


               “O Brasil tem uma enorme expansão territorial e demográfica, onde a maioria das pessoas estão nos litorais, probabilisticamente estima-se que há 200 milhões de pessoas no território brasileiro, esse é um fator importante a ser observado. Muitos indivíduos fazem referências comparativas do Brasil com países europeus e norte-americanos. - Por que na Suécia as coisas funcionam perfeitamente ? - Por que os EUA tendo uma dimensão tão grande funciona relativamente bem. Podemos explicar essas perguntas usando o conhecimento geográfico, econômico e obviamente filosófico. A Suécia tem uma densidade geográfica e demográfica pequena em relação ao Brasil, por esses motivos há uma
 centralidade econômica muito boa devido essas características. Os cidadãos suecos são rígidos em questões de corrupções, todos eles tem o direito de visualizar a quantia gasta pelos parlamentares e outros. Os políticos da Suécia não tem mordomias, em dia de semana vivem em apartamentos funcionais, sem nenhuma luxosidade, o que é muito coerente porque os cidadãos da Suécia pensam da seguinte forma: “somos nós que pagamos os políticos, não vemos razões para o nosso dinheiro ser usado para dar a eles uma vida de luxo”. Então podemos concluir que a Suécia tem um território não amplo referente ao nosso país, e que sua política econômica oferece aos cidadãos uma centralidade democrática e eficiente em todos os aspectos. Quem pensa que os EUA é uma referência de país está enganado, todas as boas escolas, universidades, hospitais são privados, para ter uma boa qualidade de vida precisa-se de capital. Os sistemas públicos tanto na parte educativa e de saúde são ruins”.  


               Não é inválido pegarmos uma política que funcione como referência para o nosso país, porém temos que rever a nossa realidade antes de aplica-las. Será que a política da Suécia funcionaria aqui ? Talvez sim e talvez não, é muito relativo para termos certeza. Precisamos sim de uma revolução na nossa política, necessitamos que ela nasça aqui, seja ajustada sem ser uma utopia cheia de contradições. O capitalismo esta firme até hoje porque ele surgiu naturalmente, passou do feudalismo para o capitalismo comercial, depois industrial e assim por diante, ninguém o escreveu no papel para depois coloca-lo em prática. Já que a nossa realidade é voltada para o materialismo, temos que adapta-las para que todos possam ter o mínimo de conforto.


               A cultura é criada em tempos, hoje nós mesmos somos enxergados como corruptos, malandros, camufladores, preguiçosos e etc...
Devido a essas características o Brasil está se tornando um país sem futuro, sem rumo, estamos cada vez perdidos em nossos próprios defeitos e orgulhos. Um país inteligente transforma seus inusitados defeitos em boas qualidades, o acomodamento só pode ser praticado quando o percentual do desenvolvimento estiver satisfatório para todas as pessoas.

               


               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com