TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio obrigatório letras

Por:   •  9/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.438 Palavras (26 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Dados de Indentificação do campo de estágio.......................................................

2.2 Relato dos textos....................................................................................................5 

2.3 A organização escolar............................................................................................7 

2.4 Análise do Projeto Político Pedagógico..................................................................9

2.5 Entrevista com o professor regente......................................................................12 

2.6 Diários de Observação.........................................................................................13

3 CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        23

ANEXOS ...................................................................................................................24 

ANEXO 1 – Roteiro para a observação da Escola.....................................................25

ANEXO 2 – Roteiro para a Análise do Projeto Político Pedagógico        ..........................28

ANEXO 3 – Entrevista com o professor _        ...................................................................29



  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem finalidade de registrar as experiências vividas no seu decorrer, como a apresentação na instituição, o reconhecimento da organização escolar, o seu ambiente, o espaço físico, funcionamento e rotina da escola.

O estágio surge como um processo fundamental na formação do estagiário, pois é a transição de aluno/aprendiz para professor/mestre. É neste momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecer melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação se torne mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

É o momento onde se coloca a prova todas as teorias, metodologias ou concepções sobre o ensino-aprendizagem.

O estágio é o eixo central na formação inicial do professor, através dele o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da identidade e dos saberes do dia a dia. (PIMENTA E LIMA, 2004).


  1. DESENVOLVIMENTO

O relatório é composto em seis principais quesitos: os dados de identificação do campo de estágio, relatório dos textos propostos, a organização escolar, a análise do PPP, a entrevista com o professor regente e os diários de observação.

  1. dados de identificação do campo de estágio

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro l, situa-se na Rua Banzo, nº 2194, conjunto Rio Guaporé, é mantida pelo Governo do Estado de Rondônia. Foi criada pelo Decreto nº 4861 de 07/09/90, na administração do Governador Jerônimo Garcia de Santana, tendo como secretário de educação Domenico Laurito. A escola é composta por 31 professores, a maioria em regime estatutário, alguns emergenciais e três federais, todos com nível superior completo, têm um corpo discente de 1.200 alunos (total), é dirigida pela Professora Maura do Socorro ribeiro, que trabalha de forma democrática, todas as decisões são discutidas e resolvidas com a comunidade escolar.

A escola recebeu esse nome em homenagem ao primeiro imperador do Brasil – Dom Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou seja, Dom Pedro l; nascido em Lisboa no dia 12/10/1789, filho de D. João Vl e dona Carlota Joaquina, e em 1822 as margens do riacho Ipiranga proclamou a Independência do Brasil.

A Escola Municipal Albina Cunha Oliveira foi fundada em 28/03/1978, recebeu esse nome em homenagem a uma senhora que se destacava por sua bondade e, que também era mãe do Prefeito (Jurandir Cunha Oliveira) na época. Mas hoje é conhecida popularmente como EMACO.

O estágio foi acompanhado pela Professora Andréia Salerno, licenciada em Letras – Língua Portuguesa. Ele foi realizado no Ensino Fundamental II, em turmas do 7º ao 9º ano.

  1. relato dos textos

Percebemos que a sociedade põe em parte a culpa da precária educação e aponta falhas no processo do ensino brasileiro na figura do professor e/ou da escola como um todo. Os problemas da educação são problemas políticos, social e cultural.

São vários os fatores que levam o aluno a um déficit de aprendizagem, como a falta de comprometimento nos estudos, a desmotivação, a falta de interesse do aluno é em boa parte criada por esta estrutura prisional, onde as aulas se tornam monótonas e chatas.

Além disso, uma das causas é a desvalorização do professor como profissional (salários baixos, descasos com a classe e outros), o qual perde a motivação, não tem prazer em dar aulas, desiste, o que leva a não fazer um bom trabalho. O estágio é essencial para o graduando, o qual leva a conhecer a realidade escolar do professor de Língua Portuguesa.

O desafio de ensinar a Língua Portuguesa não é tarefa fácil pelo fato da disciplina ter um grande volume de regras, variáveis e exceções, seja pela metodologia que é usada para ministra-la em sala de aula, o que às vezes dificulta o entendimento e aplicação, ou seja, o ensino tradicional ainda é forte dentro e fora da escola, onde tem que seguir o livro didático, ensinar apenas a gramática normativa e negligenciar as outras gramáticas existentes (internalizada, descritiva e outras), tornando as aulas cansativas e repetitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com