TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS

Por:   •  17/10/2018  •  Artigo  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

LETRAS /

LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Relatório de Estágio apresentado

ao Curso de Letras do Centro de

Educação a Distância-CEAD da

Universidade Anhanguera UNIDERP

como requisito obrigatório para o

cumprimento da disciplina de Estágio

Supervisionado em Língua Portuguesa do

Ensino Médio

IDENTIFICAÇÃO

Curso: Letras

Semestre: 5º

Ano: 2017

Início do Estágio: 06/10/ 2017

Término do Estágio: 27/ 10 / 2017

INTRODUÇÃO

Teve início no dia 06 de outubro 2017 a realização do trabalho de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, o mesmo, fora desenvolvido e posteriormente finalizado na data de 27 de outubro de 2017,

A EAC possui 4 pilares: Programa acadêmico; Artes; Esportes e Cidadania global. E,

três diplomas: Americano, Brasileiro e International Baccalaureate (diploma altamente reconhecido por Universidades Internacionais).

A Literatura, Produção de textos e a Gramática normativa são abordados durante as aulas de Língua Portuguesa, porém o maior foco da Escola para o Ensino Médio são a Literatura e Produção de textos.

“O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social e efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.” (PCN – Língua Portuguesa)

1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO (VISITA À ESCOLA)

Aconteceu no dia 06 de outubro de 2017 a primeira visita.

Logo na primeira visita, foi possível dimensionar o importante valor de um ambiente bem coordenado por profissionais bem capacitados e experientes, cada qual , em sua função. Isto, se deu, primordialmente em decorrência do atendimento às necessidades do aluno.

Como ilustração, temos por exemplo, a instalação de condicionadores de ar e materiais de apoio em excelente estado de conservação, mesas e cadeiras novas. Ambiente limpo e arejado.

Construída na área de uma antiga fazenda, a EAC faz questão de ter instalações modernas, mas mantendo o ambiente agradável que faz parte da Identidade da Escola. As árvores centenárias e os jardins bem cuidados atraem diversas espécies de pássaros e pequenos mamíferos. As grandes áreas gramadas, os bancos espalhados pela escola e as mesas de piquenique, são ideais para relaxar e estudar, além de serem usados como sala de aula ao ar livre em dias ensolarados.

2- TEXTO ELABORADO COM BASE NAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No texto : RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO GÊNERO DISCURSIVO MEDIADOR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA, de Wagner Rodrigues Silva e Lívia Chaves de Melo, os autores investigam os relatórios finais produzidos pelos professores em formação, apresentados ao final das disciplinas de Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura, na Universidade Federal do Tocantins – UFT – entre os anos de 2004 e 2005.

Esses relatórios de estágio supervisionado são caracterizados como gêneros catalisadores, definidos, segundo Signorini, como formas lingüísticas que ajudam a desenvolver e intensificar ações e atitudes consideradas mais importantes para a formação dos professores e seus aprendizes.

Assim, concebidos como gêneros textuais, também assumem uma perspectiva prática dos estudos lingüísticos, proposta por Bazerman (2005).

Inúmeras e diferentes ações, baseadas em diversos conhecimentos, pessoas e situações ,como a universitária e a escola básica, nos ajudam a refletir sobre como as ações realizadas durante o estágio supervisionado, podem contribuir para a formação de professores de língua materna em diferentes contextos de formação, considerando que, a autonomia e a responsabilidade de um profissional estão diretamente ligadas à maneira como este pensa sobre suas ações em exercício da sua profissão e, de uma forma mais cooperativa, sobre a ação de outros profissionais.

De acordo com a leitura do texto, A CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO NO CURSO DE LETRAS: OS GÊNEROS DISCURSIVOS EM CENA, de Terezinha da Conceição Costa-Hübes

“Saber alguma coisa não é mais suficiente, é preciso também saber ensinar”.

Para a formação de um profissional qualificado, crítico e transformador, que saiba transmitir seu conhecimento da melhor maneira, o estágio supervisionado torna-se imprescindível.

Os profissionais em Letras, além do domínio do uso da língua, objeto de seus estudos, devem articular as habilidades e as competências teóricas com as atividades de caráter prático.

Certas situações vivenciadas durante as atividades de prática de ensino e estágio supervisionado resultam em aprendizado profissional, pois a observação das aulas, planejamento e a reflexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com