TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura em crise na escola as alternativas de um professor

Por:   •  10/11/2017  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  2.241 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura em crise na escola: as alternativas de um professor[1]

Priscilla Gomes Tokushige Lacerda[2]

Leitura em crise na escola: as alternativas de um professor. 11ª ed. por Vera Teixeira de Aguiar(e outros) Org. Regina Zilberman.Porto Alegre ,Mercado Aberto,1993.

Esta é uma coletânea de textos , tendo Regina Zilberman como organizadora, ela é licenciada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, doutorou-se em romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e fez pós-doutorado em Rhode Island nos Estados Unidos. É professora da UFRGS, vinculada ao Setor de Literatura Portuguesa e Luso-Africanas, além de orientadora de mestrado e doutorado, e uma das maiores especialistas em literatura infanto-juvenil e História da Literatura. Possui mais de vinte livros publicados e premiados na área pedagógica e educacional. Suas principais obras são: A literatura infantil na escola, Como e por que ler a literatura infantil brasileira, Fim do livro fim dos leitores? Teoria da literatura I, Poemas para ler na escola, entre outras.

A obra visa ampliar um novo limite para a leitura e o texto literário em sala de aula, que diante do desamparo do professor de língua e literatura e perante a necessidade de exercer sua função com eficiência, este livro, que ao longo da década de 80 se transformou em referência obrigatória para os profissionais da área, permanece mais do que nunca como alternativa no sentido de superar a crise de competência dos alunos, contribuindo para o debate a respeito da leitura e do lugar do livro na escola, sugerindo um relacionamento mais participante para o professor e para o aluno, de modo que a leitura se torne  prazerosa e não uma obrigação.É de fácil entendimento para os profissionais da área da educação principalmente de língua portuguesa e literatura,está organizada em dez textos, sendo eles:

  • A leitura na escola (Regina Zilberman)
  • Leitura no 1º grau : A proposta dos curriculos (Maria Izabel Cattani e Vera Teixeira de Aguiar)
  • Ao pé do texto na sala de aula (Lígia Chiappine Moraes Leite e Regina Maria Hubner Marques)
  • O texto não é pretexto(Marisa Lajolo)
  • A poesia e a escola(Ligia Morrone Averbuck)
  • Leituras para o 1º grau: critérios de seleção e sugestões(Vera Teixeira De Aguiar)
  • Atividades com texto em sala de aula(Ana Mariza Ribeiro Filipouski)
  • Biblioteca escolar : Da gênese a gestão(Ezequiel Theodoro Da Silva)
  • Considerações em torno do acesso ao mundo da escrita(Haquira Osakabe)
  • Problemas de argumentação na redação escolar(Alcir Pécora)

A leitura da obra foi de grande relevância nos direcionando algumas alternativas, abordando temáticas sobre a importância do professor ter o hábito e o gosto pela leitura, sendo assim um ótimo começo para saber como fazer com que seu aluno tenha também o gosto pela leitura não sendo apenas uma obrigação e sim um ato de extremo prazer ,pois a leitura propicia  o desenvolvimento do pensamento reflexivo.

Os textos que compõe o livro trouxeram exatamente a temática que é descrita no titulo alternativas para o melhor desenvolvimento da leitura, trazendo exemplos, pesquisas a cerca de como a leitura pode ser trabalhada com ludicidade e dinâmica e trazendo uma aproximação do leitor com o seu mediador: o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com