TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar Leitura e Escrita

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA: O PATINHO FEIO”

3.1Tema e linha de pesquisa

A leitura realizada numa perspectiva interdisciplinar pode tornar-se um recurso muito significativo para que as práticas de leitura sejam realizadas de forma mais integradora, considerada não apenas em seu aspecto unidirecional, racionalizada, mas dialogada com outras áreas.

Pensando na interdisciplinaridade é que elaboramos esse projeto voltado para a leitura do Livro “O patinho Feio” resultando numa experiência inovadora a cada momento, pois através da leitura é que é possível compreender o mundo em sua totalidade, via funcionamento da linguagem.

Este projeto ofereceu para mim enquanto acadêmica do curso de Pedagogia uma sistematização maior e também uma organização de idéias e do meu trabalho, proporcionou um direcionamento quantos aos objetivos a serem alcançados, os conteúdos a serem trabalhados e as atividades sugeridas.

3.2 Justificativa

Um projeto parte de situações problemas ou indagações cujo propósito é resolver uma problemática. Os professores têm muita dificuldade em desenvolver práticas interdisciplinares, para isso é necessário que a escola crie oportunidades de estabelecer relações de trabalho e de conhecimento das áreas de atuação com outros profissionais. Muitos se queixam do individualismo, comodismo e até mesmo egoísmo por parte de muitos.

A interdisciplinaridade é mais do que buscar o que as disciplinas possuem em comum, deve visar o enraizamento do saber nesse contexto comum, estabelecendo uma correlação entre o conhecimento e sujeito conhecedor, de forma a construir um saber mais autônomo, que facilite a intervenção do sujeito na realidade. Pensando nisso, foi elaborado um Projeto de Ensino de Leitura e escrita com o Livro “O patinho Feio” visando uma construção de aprendizagem significativa, através de uma visão global propiciada pela abordagem interdisciplinar.

Kleiman e Morais (1999), ao defenderem a importância da leitura como centro da realização de projetos, reiteram que “colocar a leitura como objetivo central nos projetos é uma questão ética, cuja abordagem necessariamente deverá levar em conta a multiplicidade cultural na preparação para a cidadania” (p. 55). A leitura, sob este foco, contribui para uma aprendizagem mais significativa, participativa e dialógica. E nisso se justifica o projeto.

3.3 Problematização

O professor com sua experiência têm o papel e a grande responsabilidade de auxiliar cada um de seus alunos a se tornar seres autônomos, ensiná-los a buscar pontos de vista diferentes para uma mesma situação e a empenharem-se na solução dos mais variados problemas, também é função do educador. Diante disso, por que então trabalhar de forma fragmentada, numa visão tradicional? Por que trabalhar os conteúdos de forma isolada, sem que haja uma inter-relação entre as diferentes áreas do saber?

Esses são problemas que maioria das escolas enfrenta e causa a preocupação de muitos educadores. Petráglia (1993, p. 32) dizia que, difundi-se no campo da pedagogia a concepção de “interdisciplinaridade, como uma possibilidade de romper com as fronteiras das disciplinas, unindo assim, as diversas áreas do saber, no sentido de melhor oferecer ao aluno uma visão do todo”.

3.4 Objetivos

-Promover a integração entre as diversas áreas do conhecimento;

-Levar o aluno a repensar atitudes de respeito pela diferença nas situações cotidianas, bem como um conhecimento crítico da realidade e o desenvolvimento de sua autonomia;

-Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa, através da pratica interdisciplinar.

3.5 Conteúdos

LÍNGUA PORTUGUESA

-Leitura e interpretação;

- Produção de texto;

-Gênero textual;

-Frases;

- Reconto de história;

-Dificuldades ortográficas NH, CH, LH;

-Dramatização da música (Cinco patinhos da Xuxa).

MATEMÁTICA

- Sequência numérica;

- Números e quantidades;

CIÊNCIAS

-Animais – semelhanças e diferenças;

-Estações do ano

HISTORIA

-Socialização do grupo e da família;

-Características individuais de cada um;

-Direitos e deveres individuais e coletivos;

GEOGRAFIA

-Moradia;

-Zona rural;

ARTES

-Criação artística;

-Dramatização;

INGLÊS

-Collors

ENSINO RELIGIOSO

- Amor e respeito ao próximo.

3.6 Processo de desenvolvimento

1ª ETAPA

-Promover roda de conversa e apresentar o Livro “Patinho Feio” adaptação de Eunice Braido Editora: Salamandra;

-Ler a história e promover uma discussão sobre a vida do Patinho Feio.

2ª ETAPA

-Ler o texto Patinho Feio observando a estrutura (começo, meio e fim);

-Pintar no texto as palavras encontradas com nh, ch e lh usando as cores azul, vermelho e verde;

-Separar as palavras em um quadro correspondente;

-Completar e ler palavras com nh, ch e lh e pesquisar outras em jornais e revistas e escrever no caderno.

3ª ETAPA

-Conduzir as crianças ao LIE (Laboratório de Informática) e assistir o desenho animado no youtube do Patinho Feio;

-Ouvir a música da Xuxa: Cinco patinhos;

-Em duplas realizar atividades de acordo com o filme, pintando o personagem principal da história, desenhando como o Patinho Feio ficou ao ser rejeitado por todos e como ele ficou depois que virou cisne.

-Confeccionar com os alunos porta-retratos para colocar os desenhos feitos anteriormente.

4ª ETAPA

-Conversar sobre o sentimento que Dona Pata tinha ao perceber que havia um ovo estranho na ninhada e depois mais tarde que um de seus filhotes era diferente dos outros;

-Observar a cena e pintar a quantidade de filhotes, minhocas, patos e ovos no quadrinho correspondente mostrando uma cena da zona rural;

-Pintar a cena do Patinho Feio se divertindo com sua família no lago.

5ª ETAPA

-Enfatizar novamente sobre o assunto da rejeição refletindo sobre os direitos e deveres da criança;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com