TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Obrigatório 6º Semestre Unopar

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido visando mostrar a importância da leitura, da escrita e o letramento na vida social e intelectual dos alunos, sendo estes saberes capilarizados por outras matérias do currículo escolar. Sendo os setores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto o Departamento pedagógico e professores da área de português e linguagens.

Como tema norteador do projeto foi escolhido o livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, onde conta a história/ reportagem de Antônio Conselheiro, líder de Canudos, Nascido em Quixeramobim. Onde fica situada a Escola Raquel de Queiroz, onde será desenvolvido o projeto de letramento para o ensino médio.

DESENVOLVIMENTO

Tendo em questão a problematização por que passa a escola Raquel de Queiroz, do município de Quixeramobim, situada no sertão central do estado do Ceará. Onde os alunos estão com déficit na parte de leitura e escrita. Neste contexto a equipe pedagógica e os professores de português reuniram-se e chegaram ao entendimento, através de reuniões,   de que deveria ser feito um projeto de letramento, tendo como foco a leitura e a escrita envolvendo todas as áreas do conhecimento, tendo assim a expectativa de que os alunos teriam maior subsídios nos estudos para se obter  bons resultados em exames do Enem, vestibulares ou mesmo uma colocação no mercado de trabalho.

Os professores de português junto a equipe pedagógica, perceberam a necessidade de escolher um tema norteador que evidenciasse o interesse dos alunos, a proposição acordada pelas equipes foi de trabalhar a leitura da obra de Euclides da Cunha, Os Sertões. Partindo do princípio de que a personagem central do romance jornalístico é Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, nascido em Quexeramobim em 1830, fundador do arraial do Belo Monte (na Bahia), mais conhecido como “Canudos”, onde aconteceu um terrível massacre.

A segunda etapa do projeto de letramento seria promover uma reunião com professores de outras áreas, apresentar a proposta inicial, promover uma exposição sobre a obra de Euclides da Cunha, coletar sugestões de como cada área do conhecimento poderia contribuir para este tema. Como diz pesquisadora Isabel Solé "Um professor de História deve ensinar que muitos textos da área têm uma estrutura cronológica e que é necessário identificá-la para entender a informação. O de Ciências precisa discutir como ler as instruções de experiências e ensinar a produzir relatórios, e o de Matemática, a interpretar problemas. A alfabetização plena requer que os estudantes saibam compreender e produzir textos específicos das disciplinas". Em nosso projeto específico, geografia pode-se trabalhar sobre a localização e, porque foi escolhido por Antônio Conselheiro aquele local. Em história o tema escolhido foi, a posição de Canudos contra o regime da República na época. Nas áreas de exatas trabalhar estatísticas da época, e podendo “rechear” o conteúdo falando sobre o sítio arqueológico que existe em Quixeramobim, que apesar de não ter uma ligação direta com o tema central é uma forma de mostrar o quão é importante o conhecimento do local ao qual pertencemos.

Todo este projeto seria coordenado pela equipe pedagógica auxiliado pelos professores de português. Onde seriam desenvolvidos ou sugeridos aos professores de outras áreas materiais como documentários sobre Canudos, mapas da época, fotos, visitação a casa onde nasceu Antônio Conselheiro, que atualmente é uma casa de cultura. Além de conteúdos digitais como sites e blogs e vídeos alusivos à temática, pois a inserção do aluno na mídia digital amplifica seu conhecimento e o prepara para o “letramento digital” - O acesso à informação é considerado palavra de ordem na era da Internet. Segundo Santaella (2004, p.19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com