TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação de Texto

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Acadêmico

“Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto”.

O texto baseia-se em um conteúdo primordial para todo leitor , que visa aprofundar seus conhecimentos sobre interpretação de texto, partindo do ponto que esse conceito de “interpretar”, é extremamente mal compreendido. Existe uma grande diferença entre interpretação e compreensão, que muitas vezes são considerados sinônimos. Pode-se dizer que interpretar , também é compreender, colocando os dois verbos a caminho do mesmo sentido, tratando-as como uma chamada “compreensão leitora”.

A interpretação de texto é considerada uma atividade pedagógica, já que tem relação como objeto da leitura e a sua competência. A dificuldade é geral e, com certeza, oriunda da falta de treinamento. As pessoas têm pouca disposição de mergulhar no texto; elas conseguem, obviamente, lê-lo, mas não aprofundam a leitura, não extraem dele aquelas informações que uma leitura superficial, apressada, não permite. Ao tentar resolver o problema, as pessoas buscam os materiais que julgam poder ajudá-las. Caem, então, no velho vício de ler teoria em excesso, estudar coisas que nem sempre dizem respeito à compreensão e interpretação dos textos. Cansadas, não fazem o essencial: ler uma grande quantidade de textos — e tentar interpretá-los.

Podemos falar também do uso da Paráfrase, que é um recurso de interpretação textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mas mantendo a ideia central da informação. É considerado um mecanismo que ajuda a clarificar alguns textos, pois ajuda a explicá-los com termos e expressões que sejam mais simples de compreender, uma vez que a ideia central do conteúdo sempre é mantida. No campo linguístico, a paráfrase pode significar o modo diferente de transmitir determinada mensagem que já foi dita anteriormente, alterando apenas algumas palavras por seus sinônimos.

Concluindo, a interpretação e compreensão são conceitos que se aproximam em alguns quesitos e distanciam-se em outras, as vezes até se confundindo entre eles. De fato interpretar deve ser uma indicação ao leitor de como resolver as incógnitas do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com