TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua inglesa

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Principais mudanças ocorridas na literatura norte-americana no período revolucionário em relação ao período colonial, tanto em termos de temática quanto em termos estilísticos.

A revolução Americana teve duras batalhas contra a Grã-Bretanha, sendo a primeira guerra moderna, essa guerra teve uma libertação da potência colonialista. Para muitos essa vitoria foi um triunfo da independência americana, sendo um sinal divino de que os Estados Unidos estava destinados à grandeza. Essa vitória militar alimentou as esperanças dos nacionalistas por uma literatura nova e importante. Porem teve algumas exceções de escritos políticos de destaque da época, obtendo poucas obras dignas de nota que apareceu durante a revolução. Isso fez com que os americanos buscassem mais a sua independência literária, pois já estavam desgostosamente conscientes de sua excessiva dependência pelos modelos literários ingleses.

A busca por sua independência literária foi retardada por uma identificação persistente com a Inglaterra, pelas imitações exagerada dos modelos literários ingleses ou dos clássicos e por difíceis condições econômicas e políticas que prejudicavam as suas publicações.

A Literatura Americana começou a ser constituída por obras literárias escritas por autores que nasceram em solo estadunidense, principalmente no “norte americano”.

Assim como a literatura inglesa a americana também tem diversos períodos, entre eles podemos citar:

Período Colonial (1607 – 1763)

Possuíam pouca literatura, mas eram bem sucedidas comercialmente. Tendo a sua religiosidade e os aspectos sobre a colonização que eram bem retratados nas obras literárias, tendo os puritanos como o povo que tinha uma moral e que era religioso. Esse período era considerado por muitos como utilitários, pelo fato de servir para algum fim.

Período Revolucionário (1764 - 1789)

Nesse período os Estados Unidos da America passava por grandes transformações, como chegada de algumas indústrias, o aumento do comércio, o crescimento das cidades e a independência. Nesse período ainda havia o uso da religiosidade, mais não intensamente como antes, pois nesse período o homem passava a usar mais o uso da razão, embora o clero ainda estivesse prevalecendo como a instituição.

Temática

Dessemelhante do período colonial que tem como características a visão não maleável, e intolerável dos puritanos que pregavam que de  acordo com o antigo Testamento que não havia outras regras e religião que não fosse à vontade de Deus, o Período Revolucionário teve como característica um visão  libertaria e neoclássica que veio dos ideais da Revolução Francesa. A procura pela liberdade do povo norte americano resulta em uma procura implacável por uma literatura nacional, porém a falta de incentivo aos escritores, insegurança dos direitos autorais e pouco dinheiro, acabaram em um empobrecimento das produções, se transformando em simples copia da antiga colônia. Isso aumentou ainda mais com as piratarias das obras inglesas.

Termo Estilísticos

 Os estilos literários do período colonial estão voltados em torno da religião sendo que os sermões, poesias e os documentos dessa época eram todos ligados a esse critério. Todas as obras literárias produzidas nessa época sem exceção eram nada mais do que imitação dos modelos literários ingleses, em que condições politicas e econômicas afetavam o que tinha sido publicado, além de não existir um sentimento nacional, vindo das primeiras pessoas que moravam na nova Inglaterra. Já o período revolucionário tinha como foco a obra panfletário de características políticas. Não existia padrão literário, mas sim as publicações de texto de persuasão cujo foco principal era convencer as colônias a se tornarem livres da tirania dos ingleses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com