TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico

Artigos Científicos: Ludico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Tema:

O lúdico na Educação Infantil: Jogar e Brincar são formas de aprender

Problematização:

Como os jogos e brincadeiras podem favorecer o desenvolvimento do aluno na Educação Infantil?

Qual a importância que o educador infantil atribuem aos jogos e brincadeiras?

Quais são jogos e brincadeiras mais utilizados pelos educadores na Educação Infantil da Instituição de Escola Municipal Luiz Alves Pereira.

Objetivo Geral:

Apresentar um estudo sobre a ludicidade na educação infantil, revelando a importância dos jogos e brincadeiras tanto no desenvolvimento dos alunos como no processo ensino aprendizagem.

Objetivos específicos:

Compreender a importância do brincar na formação da criança;

Refletir sobre o processo de ensino aprendizagem através do lúdico;

Levantar qual o papel dos jogos e brincadeiras na vida escolar da criança;

Aprender a observar as crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos, produtores e reprodutores de cultura;

Analisar o processo lúdico como estratégia metodológica favorável à aprendizagem;

Investigar a prática pedagógica do professor no emprego da ludicidade em sala de aula;

Refletir sobre aspectos lúdicos, demonstrando como os mesmos implicam em um resultado que desencadeia a construção do conhecimento;

Metodologia

Este trabalho trata-se de um projeto de pesquisa direcionada para uma pesquisa bibliográfica.

Um projeto de pesquisa é um documento que apresenta uma proposta da pesquisa a ser realizada. Visa responder a algumas questões que serão norteadoras para a investigação, tais como: qual o assunto central da pesquisa? Por que essa pesquisa é importante? Que material será lido? Quanto tempo levará? Haverá algum custo financeiro? Quais os métodos para coleta e análise dos dados?

Foi utilizada a pesquisa bibliográfica uma vez que estamos lendo teóricos para fundamentar nossas pesquisas, esta pesquisa surge de material já publicado constituído principalmente de: livros, revistas, publicações, e artigos científicos, jornais, boletins, dissertações, teses, matéria cartográfico, internet, com, o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material já escrito sobre o assunto da pesquisa. No decorrer do presente trabalho utilizamos também outros tipos de pesquisa que se encontram bastante presente nos trabalhos acadêmicos que são a pesquisa qualitativa onde dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situa sua interpretação dos fenômenos estudados.

E também o método hipotético dedutivo que se inicia com um problema ou uma lacuna no conhecimento cientifica, passando pela formulação de hipóteses e por um processo de inferência dedutiva, o qual testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela referida hipótese.

A pesquisa científica, com abordagem hipotético-dedutiva, inicia-se com a formulação de um problema e com sua descrição clara e precisa, a fim de facilitar a obtenção de um modelo simplificado e a identificação de outros conhecimentos e instrumentos, relevados ao problema, que auxiliarão o pesquisador em seu trabalho.

Justificativa:

A partir de observações realizadas durante as etapas do estágio supervisionado, percebi como o Lúdico estimula a curiosidade e a imaginação da criança, contribuindo para seu desenvolvimento. O brincar é uma atividade natural e prazerosa para a criança quando brincam, descobrem o que pode ou não fazer, criando sua independência em relação ao mundo adulto. Por ser espontânea, a brincadeira consegue abranger todas as idades, independente da classe social, da raça ou condição econômica.

Este projeto tem por finalidade entender este universo lúdico, e as formas que os jogos e brincadeiras são utilizados pelo educador infantil para ensinar, favorecendo a educação das crianças no ambiente escolar.

Para o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica, irei utilizar uma coleta de dados do meu campo de estágio, leitura de artigos científicos na área da Educação e Desenvolvimento Infantil, e artigos sobre o significado de brincadeira relacionando com e a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Fundamentação Teórica

A ludicidade tem conquistado seu espaço no estabelecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com