TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lusofonia e Identidade Nacional

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Identidade nacional é o sentimento de pertencer a um determinado grupo, cultura. Um de seus pilares é a língua, que afirma, unifica e comunica.

A língua portuguesa é falada em nove países. Esse idioma é uma característica da identidade nacional de cada país, pois o que faz Angola ser Angola e o Brasil ser o Brasil por exemplo é o fato de terem sido colonizados por Portugal e falarem o português, há uma história em comum entre este países e há semelhanças não só no idioma, mas em traços culturais, arquitetônicos, etc.

Porém o português falado em cada país lusófono é distinto, a lusofonia é plural e não existe um português padrão. Tem traços de outros idiomas de seus locais e faz parte de sua identidade como o exemplo de Angola em que há várias palavras derivadas do kimbundu, e a maioria não tem o português como língua mãe. Cada nação mesclou o idioma com traços de sua cultura nativa e fez da língua portuguesa em seu sentido amplo em sua própria língua portuguesa.

Com as atuais correntes migratórias, há o contato com alunos imigrantes oriundos de países lusófonos. Muitos vocabulários, expressões ortografia são diferentes do português falado no Brasil. Como corrigir este aluno? A compreensão de que há variantes da língua portuguesa é fundamental, inclusive para respeitar a identidade deste aluno e orientá-lo quanto as variantes do português, pois para este aluno deve haver várias dificuldades de compreensão do idioma falado no Brasil, por mais que em ambos os países se fale o português.

A pesquisa sobre lusofonia auxiliou na minha formação como professora pois compreendo que o idioma que falo e ensinarei é fruto da história e identidade do meu país. Quem colonizou, com qual propósito, quais eram os nativos, quais os outros povos que tiveram contato com este país, tudo isso influenciou diretamente o meu idioma e conforme o decorrer da história este idioma continuará se modificando. A língua falada em um país é um dos pilares de sua identidade e reflete a sua história, não ensinarei apenas o idioma português, mas sim uma língua carregada da cultura brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com