TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maratona

Por:   •  16/6/2015  •  Dissertação  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

MARATONA DE ATUALIDADES

1. CRISE DA PETROBRÁS

    A CRISE POLÍTICA QUE SE ESTALOU NO PAÍS GIRA EM TORNO DA PETROBRÁS.
ANO PASSADO A PETROBRÁS COMPLETOU 60 ANOS.
A PETROBRÁS APRESENTA UM GIGANTISMO E É UMA EMPRESA ESTATAL DE CAPITAL ABERTO, OU SEJA, A MAIOR PARTE DO CAPITAL É CONTROLADA PELO GOVERNO E A OUTA PARTE É COLOCADA NO MERCADO FINANCEIRO PARA QUE INVESTIDORES POSSAM COMPRAR AS ACÕES. ESSE RECURSO É INVESTIDO EM NOVAS TECNOLOGIAS DE EXPLORAÇÃO. ESSE PROCESSO É CHAMADO DE CAPITALIZAÇÃO.
A PETROBRÁS É A ÚNICA EMPRESA QUE TEM TECNOLOGIA PARA BUSCAR PETRÓLEO NAS CAMADAS ULTRAPROFUNDAS DO OCEANO COMO POR EXEMPLO ZONA ABSAL.
    OS ANOS DE 2010 E 2011 FORAM CONSIDERADOS ANOS DE MAIORES PROSPERIDADES PARA A EMPRESA. A PETROBRÁ EM 2010 É COSIDERADA A SEGUNDA MAIOR EMPRESA DO MUNDO NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO. ELA TINHA UM FATURAMENTO ANUAL DE 305 BILHÕES DE REAIS. SEU LUCRO ERA ESTIMADO EM 23 BILHÕES. ESSA DIFERENÇA SE DEVE PELO FATO DA MANIPULAÇÃO PELO GOVERNO. A PETROBRÁS PAGA UM VALOR MAIOR PELO ÓLEO QUE PRODUZ, MAS NÃO CONSEGUE REFLETIR ISSO NAS BOMBAS DE COMBUSTÍVEL, POIS O GOVERNO CONTROLA ISSO PARA NÃO REFLETIR NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS.
A PETROBRÁS PRODUZ 2,1 BARRIS POR DIA E 60 m3 DE GÁS NATURAL POR DIA.
   EM OUTUBRO DE 2010 HOUVE UMA MAIOR CAPITALIZAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO (72 BILHÕES DE DÓLARES).
    O ANO DE 2006 A PETROBRÁS ATINGE A AUTOSUFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO. ELA ATINGIU um MILHÃO DE BARRIS POR DIA. ELA NÃO PRECISARIA IMPORTAR PETRÓLEO E AINDA POSSUIA UM EXCEDENTE PARA VENDER. ASSIM ELA PODERIA BUSCAR OUTROS MERCADOS CONSUMIDORES.
    EM 2007 A PETROBRÁS DESCOBRE A RESERVA PRÉ-SAL, TERCEIRA MAIOR RESERVA DO MUNDO, CUJO POTENCIAL ESTIMADO É DE 100 BILHÕES BARRIS DE PETRÓLEO.

A CRISE

    A CRISE OCORREU DEVIDO A COMPRA DE UMA REFINARIA NOS EUA EM 2005. UMA EMPRESA BELGA, A ASTRALOIL, COMPROU UMA REFINARIA NOS EUA EM PASADENA POR 42,5 DE DÓLAR.
     EM 2006 A PETROBRÁS SE TORNOU AUTOSUFICIENTE E TINHA TAMBÉM UM EXCEDENTE E QUERIA VENDER AOS EUA, MAS NÃO O ÓLEO CRU E SIM OS DERIVADOS. COM O INTERESSE DE ESPANDIR SEUS NEGÓCIOS A PETROBRÁS COMPRA METADE DA REFINARIA DE PASADENA POR 360 MILHÕES DE DÓLARES. EM 2006 DESCOBRE A RESERVA PRÉ-SAL, A TERCEIRA MAIOR RESERVA DO MUNDO, LOCALIZADA NA BACIA DE SANTOS.
     O QUE CHAMA ATENÇÃO É QUE EM 2005 PASADENA FOI COMPRADA PO 42,5 MILHÕES E EM 2006 FOI VENDIDA A PETROBRÁS POR 360 MILHÕES A METADE DESSA REFINARIA. A PETROBRÁS ACEITOU duas CLÁUSULAS: PAGAR 360 MILHÓES PELA METADE DA REFINARIA E ERA OBRIGADA A PAGAR 6,9, NO MÍNIMO, DE TODO ÓLEO PRODUZIDO PELA REFINARIA MESMO QUE NÃO DESSE LUCRO ALÉM DISSO, EM CASO DE DESENTENDIMENTO ENTRE APETROBRÁS E A EMPRESA BELGA. AQUELA SERIA OBRIGADA A COMPRAR A OUTRA METADE DA REFINARIA.
         EM 2008 OS EUA ENTRAM EM RECESSÃO ECONÔMICA. ESSA CRISE NÃO SE DEU SÓ NO SETOR IMOBILIÁRIO.  ELA ATINGIU OUTRAS ÁREAS DA ECONOMIA. ISSO LEVOU A UM DECLÍNEO DE PETRÓLEO NO MUNDO.
        COM A CRISE, A PETROBRÁS NÃO ACEITA CONTINUAR PAGANDO 6,9 DA PRODUÇÃO. ISSO GEROU UM DESENTENDIMENTO ENTRE AS DUAS EMPRESAS.
         A ASTRAOIL ENTRA NA JUSTIÇA E OBRIGA A PETROBRÁS A COMPRAR A SEGUNDA PARTE DA REFINARIA POR 820 MILHÕES DE DÓLARES PELA SEGUNDA PARTE DA EMPRESA. ELA FOI COPRADA PELO VALOR TOTAL DE 1,18 BILHÕES DE DOLARES.

HIPÓTESES
EXISTEM TRÊS HIPÓTESES QUE LEVARAM A CRISE DA PETROBRÁS:

um) 1º HIPÓTESE - MARIA DAS GRAÇAS FOSTER- ATRIBUIU A AZAR (AFIRMOU NO 1º MOMENTO A COMPRA FOI POSITIVA, PORÉM O MERCADO APRESENTA OSCILAÇÕES).

2) 2º HIPÓTESE – DILMA ROUSSELF - O GOVERNO COLOCOU QUE ALÉM DO AZAR, HOUVE O PROBLEMA DA MÁ GESTÃO, POIS O CONSELHO NÃO LEU TODOS OS PARÂMETROS DO CONTRATO. NESSA ÉPOCA, A MINISTRA DA CASA CIVIL E PRESIDENTE DO CONSELHO QUE DIRIGIA A PETROBRÁS ERA DILMA ROUSSELF.

3) 3º HIPÓTESE – SUPERFATURAMENTO - OPOSIÇÃO – PARTIDO DEMOCRÁTICO PSDB – ALÉM DE MÁ GESTÃO HOUVE SUPERFATURAMENTO. ALGUMAS PESSOAS DAS DUAS EMPRESAS, ASTRAOIL E PETROBRÁS, BENEFICIARAM-SE DESSA COMPRA.

      UMA CRISE POLÍTICA ESTÁ SE INSTALANDO NO PAÍS. O GOVERNO AFIRMA QUE NÃO SE FAZ NECESSÁRIO SE FAZER CPI (COMISSÃO PALARMENTAR DE INQUÉRITO) PARA INVESTIGAR A COMPRA DA REFINARIA E QUE ESTAVA EM ANO ELEITORAL.

É JUSTAMENTE POR ESTAR EM ANO Eleitoral É QUE DEVERIA HAVER ESSA INVESTIGAÇÃO. DEVERIA HAVER UMA AMPLA CPI INCLUSIVE INVESTGAR O CARTEL DO METRÔ DE SÃO PAULO REDUTO DO PSDBISTA.

ASSIM ESTÃO SENDO EFETUADAS TRÊS CPIs:

1º FORMADO SÓ DE SENADORES E 2º FORMADO POR DEPUTADOS E SENADORES} PARA INVESTIGAR A COMPRA DE PASADENA.
3º FORMADO PARA INVESTIGAR A QUESTÃO DO METRÔ DE SP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com