TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Nome é Jonas

Por:   •  18/11/2021  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Em Meu Nome é Jonas, vemos uma família que enfrenta a dificuldade de adaptação e comunicação, pois os pais e irmão mais novo do protagonista são ouvintes enquanto o próprio é surdo. Enquanto criança, Jonas recebeu um diagnóstico errôneo que o classificou como “retardado” e por isso ficou em instituto para crianças especiais por quase quatro anos, o que no fim dificultou o próprio aprendizado de Jonas e o entendimento da família sobre a situação, tanto que os pais acabam desempenhando papéis diferentes, mas que de fato, são retrato da realidade:

A mãe: Não vê o filho como surdo, como sujeito que ele é, e tenta com o auxílio de uma fonoaudióloga o “tratamento” conhecido como ouvintista. O ouvintismo foi pregado aprox. na década de 70 no qual afirmava que os surdos deveriam aprender a leitura orofacial e aprender a dizer as palavras, sem o uso de sinais. A mãe, de fato, quer o melhor para o seu filho, mas não entende a situação do mesmo até conhecer surdos que se comunicavam através da língua de sinais (americana) e por intermédio destes surdos a mãe conhece a comunidade surda. Com isso, a mãe percebe que o filho de fato é diferente e o método ouvintista não é eficaz.

O pai: Não aceita a condição do filho, em determinado momento do filme até diz que não sabe se o filho é capaz de pensar, e se preocupa com o que os amigos, parentes e vizinhos ouvintes pensam ou falam de seu filho. A figura deste pai retrata a rejeição que os surdos podem vir a ter pela falta de informação e entendimento por parte da pessoa ouvinte.

É importante ressaltar que por não ter acesso aos sinais e não ter conhecimento da língua escrita, Jonas não compreende que o Homem-Aranha é um super-herói e sente medo do personagem. Assim como, não compreende os conceitos de festa ou de morte. Através dos sinais, e ao ver a tartaruga morta, Jonas conseguiu assimilar o ocorrido com seu avô, que faleceu na sua frente.

O filme mostra a importância da integração do surdo na sociedade e apenas através da língua de sinais, Jonas pôde sinalizar seu próprio nome, sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com